Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Seat com vendas recorde em Portugal

Nos quatro primeiros meses do ano, a Seat entregou 3457 veículos em Portugal e 189.300 automóveis globalmente, tendo o passado mês de Abril sido o melhor de sempre da marca espanhola, a nível global.

A Seat registou no passado mês de Abril o seu melhor mês de sempre, tanto em Portugal como a nível internacional, logo após terem cumprido o seu melhor trimestre da história da marca. Só durante o mês de Abril, a vendas da Seat cresceram 44,6% face ao período homólogo, só em Portugal, num mercado que cresceu “apenas” 13,8% no mesmo período. Em termos internacionais, as vendas da Seat em Abril cresceram 21,0%, o que corresponde a um total de 50.100 automóveis vendidos.

No acumulado entre Janeiro e Abril de 2018, a Seat Portugal registou um aumento de vendas de 29,1%, muito acima do crescimento de 7,6% do mercado, resultando num total de 3.457 viaturas entregues no mercado português, face aos 2.678 automóveis registados no mesmo período em 2017. Em termos globais, a marca espanhola manteve igualmente um volume recorde, ao vender mais de 189.300 automóveis em todo o mundo, o que corresponde a um crescimento de 19,3% face ao mesmo período de 2017 (158.700 unidades vendidas).

Para Wayne Griffiths, Vice-Presidente Comercial da Seat “A marca conseguiu manter um volume de vendas recorde em Abril. Na Europa, estamos a crescer claramente acima da tendência do mercado e, para lá das fronteiras europeias, a subida ainda é maior, graças à evolução tão positiva na Argélia. A estratégia de globalização da Seat já está a dar resultados. Ao mesmo tempo, continuamos a inovar com novos projectos, como a plataforma de eCommerce que criámos para o arranque das vendas na Noruega. Este projecto servirá de incubadora para o desenvolvimento de soluções para os restantes mercados.

No primeiro quadrimestre do ano, a Alemanha, Espanha e Reino Unido foram, juntamente com a Argélia, os quatro países com maior crescimento em volume de veículos face a igual período de 2017. Espanha, o maior mercado da Seat, as vendas subiram 15,9% e somam um total de 39.200 automóveis vendidos, seguindo-se a Alemanha (35.300; +19,0%) e o Reino Unido (23.700; +13,8%). França e Itália, dois mercados estratégicos para a Seat, também crescem solidamente, chegando aos 10.000 (+13,3%) e 8.400 veículos (+17,5%), respectivamente. Áustria (7.800; +23,7%), Suíça (4.000; +18,0%), Bélgica (3.900; +29,8%), Portugal (3.500; +29,0%) e os Países Baixos (3.300; +45,0%) mantêm uma sólida tendência positiva.

Na Europa Oriental, as vendas da Seat dispararam 22,8% em Abril, para um total de 12.700 veículos entregues, graças ao impulso de países como a República Checa (3.100; +16,4%), Eslováquia (1.800; +150,3%) e Eslovénia (1.000; +26,7%). Porém, é fora do continente europeu que o crescimento da Seat tem superado as expectativas, ao atingir uma subida de 24,8%, para um total de 28.300 veículos vendidos. O resultado mais impressionante registou-se na Argélia, que, com 10.000 veículos entregues, multiplica por 10 o resultado do período homólogo de 2017, o que, em conjunto com Marrocos (900; +64,8%) e a Tunísia (700; +19,2%), explica o resultado deste crescimento.

Este sucesso comercial da SEAT, especialmente com os veículos fabricados em Martorell (Ibiza, Arona e Leon), permitiu contratar 250 novos colaboradores com contrato sem termo a partir de dia 1 de Junho, que se vêm juntar aos 265 que entraram em Janeiro e Fevereiro deste ano. Actualmente, fabricam-se por dia 2.300 veículos em Martorell, o que equivale a 95% da capacidade máxima da fábrica.

Gustavo Dias