Dona da Comercial e M80 junta-se à União Europeia de Radiodifusão para promover acesso simples e fácil à rádio nos carros conectados

O Bauer Media Group, que em Portugal é dona da Comercial, da M80, da Cidade FM, da Smooth FM e da Batida FM, entrou num projecto europeu, o Radio Ready, cujo objectivo passa por garantir que o acesso às apps de rádio nos automóveis é «simples e rápido».
Esta iniciativa da União Europeia de Radiodifusão (EBU) foi promovida durante a mais recente edição do WorldDAB Automotive (Madrid) e junta várias empresas de media. Os membros do Radio Ready querem estreitar a colaboração com os fabricantes automóveis para «garantir que a rádio mantém um papel central no ecossistema de entretenimento».
Segundo a EBU, o Radio Ready assenta em três pilares: a rádio deve ser «proeminente e conveniente»; as aplicações devem estar «fáceis de encontrar»; e os assistentes de voz têm de ser «fiáveis».
Esta proposta surge numa altura em que a «rádio continua a dominar o consumo de áudio no automóvel, representando mais de 80% do total», de acordo com os dados divulgados durante o WorldDAB Automotive 2025.
Esta é a «primeira vez» que operadores públicos e privados da radiodifusão se unem numa plataforma comum para «defender os interesses do sector junto da indústria automóvel», lembra a Bauer. Do Radio Ready fazem ainda parte a BBC, a NRJ, a RTL e a Radio France, entre outras empresas de radiodifusão.