Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

É uma caravana? É uma casa sobre rodas? Não, é o LDK+, o novo automóvel da Sharp que junta sala e cozinha

©Sharp | LDK+ Frente©Sharp

A Sharp é mais conhecida por ser uma marca de televisões mas, no Japão, continua a aventurar-se num novo mercado: o automóvel. Em 2024, já tinha apresentado uma primeira versão de uma minivan que lembrava uma casa e, este ano, irá mostrar, no Japan Mobility Show, a segunda versão deste protótipo: o LDK+.

Desenvolvido em colaboração com o grupo taiwanês Hon Hai Technology (parte da Foxconn), o LDK+ (iniciais de ‘living’, ‘dining’ e ‘kitchen’ – ‘viver’, ‘jantar’ e ‘cozinha’) tem como objectivo «redefinir a forma como o automóvel se integra no quotidiano, combinando mobilidade, tecnologia e conforto doméstico».

A ideia é que esta minivan compacta funcione como uma «extensão da casa», ao oferecer «mobilidade com a mesma lógica de um espaço habitável». O habitáculo foi concebido para maximizar o aproveitamento: os bancos dianteiros giram para criar uma sala de estar e a consola central inclui uma mesa e um projector. Mais atrás, existe um ecrã retráctil da Sharp que pode ser usado para, por exemplo, ver filmes, televisão ou fazer participar em videoconferências.

©Sharp | LDK+ Lado
©Sharp

Segundo a marca, o LDK+ aposta na conectividade avançada, integrando-se com o ecossistema doméstico inteligente da Sharp, o CE-LLM (Communication Edge – Large Language Model). Este, permite ao veículo comunicar com electrodomésticos e sistemas de energia doméstica — como painéis solares e baterias — através da tecnologia AIoT (Artificial Intelligence of Things), que «combina inteligência artificial e Internet das coisas para uma gestão energética optimizada».

A Sharp ainda não revelou detalhes técnicos sobre a motorização ou capacidade da bateria, mas admite que o LDK+ poderá «evoluir para uma versão de produção» até 2027. Por agora, o modelo serve apenas como «montra tecnológica» da marca e demonstração de como os automóveis eléctricos se podem tornar extensões do espaço doméstico — locais de trabalho, lazer ou descanso.

Este conceito não é novo: por exemplo, este ano, Kia e LG apresentaram, no Seoul Mobility Show, o conceito Platform Beyond Vehicle, sob forma das duas carrinhas Spielraum Studio e Glow Cabin.