Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Um compacto retrofuturista e um grande SUV: MG mostra dois concept cars em Goodwood e levanta o véu da tecnologia que lhes vai dar vida

©MG | Go!©MG | Go!

A MG aproveitou o Goodwood Festival of Speed 2026 para revelar os concept cars MG Go! e MG Cyber Concept, dois protótipos eléctricos que antecipam a linguagem de design e a estratégia da marca para os próximos anos. Estas novidades acabam por ser apresentadas também na altura do evento MG Tech Day, onde a fabricante anunciou um novo plano tecnológico para a electrificação e a condução inteligente.

O MG Go! (na foto de destaque, que faz lembrar, e muito, a forma do Renault 5 E-Tech e, consequentemente, o novo Micra) antecipa o futuro hatchback compacto 100% eléctrico da marca, previsto para 2027. Criado pelo centro de design da MG em Londres, o Go! recupera a inspiração de modelos como o «MGB GT, o MG Metro Turbo e o MG ZR, reinterpretando-os através de uma linguagem retrofuturista».

A marca sublinha, contudo, que o objectivo não passa por «criar um exercício de nostalgia», mas sim um «automóvel contemporâneo, com uma forte personalidade e capaz de estabelecer uma ligação emocional com o condutor».

Já o MG Cyber Concept apresenta a visão da fabricante para um futuro SUV eléctrico de grandes dimensões e elevadas prestações (segmento D). Inspirado pelo EX181, «conhecido pelos recordes de velocidade em terra», lembra a marca, este protótipo combina uma «imagem musculada com linhas esculpidas» e uma «postura dinâmica».

Mas antes da apresentação destes dois protótipos, a MG anunciou uma nova estratégia tecnológica, em que uma das bases é a próxima geração da tecnologia Plug-in Hybrid+, uma bateria semissólida SolidCore Battery destinada aos futuros modelos híbridos plug-in. Além disto, a marca deu a conhecer uma nova geração de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), desenvolvidos a partir de «mais de 1,2 milhões de quilómetros de dados recolhidos em 24 países europeus».

Este lote de novidades fecham com o sistema de estacionamento automático MG One Touch iAD e o Navigate On Autopilot (NOA), uma solução de assistência à condução em autoestrada prevista para estrear num novo SUV da marca no final de 2027.