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Opel OnStar atinge 1,5 milhões de interacções

O serviço de assistência permanente da Opel, lançado em Agosto de 2015, atingiu a impressionante meta de 1,5 milhões de interacções, tendo sido decisivo para o auxílio de diversos proprietários na recuperação de 15 automóveis roubados.

«É extraordinário ter um anjo da guarda a bordo», afirma Charlotte Tyson a propósito do sistema de assistência permanente Opel OnStar. Esta inglesa foi das primeiras pessoas na Europa a utilizar o serviço de resposta automática em caso de acidente. No mês de Outubro, viu-se envolvida numa colisão frontal com outro veículo.

Por efeito do embate, os ‘airbags’ do seu Corsa foram despoletados e os sensores automáticos alertaram de imediato o centro de operações do OnStar. Um dos operadores accionou desde logo os serviços nacionais de emergência e manteve-se em contacto de voz com ela até à chegada da ambulância ao local do acidente.

A resposta automática em caso de acidente é apenas uma das valências inovadoras do novo sistema Opel OnStar. O conjunto de serviços, que é assegurado por operadores de ‘carne e osso’ em vez de simples máquinas, engloba ainda a abertura remota das portas do veículo, o descarregamento telemático de percursos de navegação para o veículo, a realização de diagnósticos mensais ao funcionamento do automóvel e a ligação Wi-Fi com o exterior.

Menos de nove meses volvidos sobre o lançamento, o Opel OnStar já registou cerca de 1,5 milhões de interacções com utilizadores que contactaram o centro de operações através de telefone, da aplicação de telemóvel ou da tecla azul do dispositivo instalado no automóvel. O OnStar faz parte do equipamento de 50 por cento dos Opel que são vendidos actualmente.

O serviço mais utilizado, até hoje, foi a aplicação de telemóvel ‘myOpel’, aberta mais de 700 mil vezes. As funcionalidades mais populares desta aplicação têm sido a abertura e o fecho remoto de portas, a localização ‘on line’ do veículo, e o accionamento à distância de luzes e buzina. Com a mesma aplicação, os utilizadores também obtêm dados sobre o funcionamento do veículo, desde a duração do óleo à pressão de pneus. Podem igualmente enviar destinos para o sistema de navegação do automóvel e gerir o sistema ‘hotspot’ Wi-Fi que permite a ligação à Internet até sete dispositivos móveis.

Desde o lançamento em 2015 o Opel OnStar atendeu cerca de 300 mil chamadas de utilizadores e enviou mais de 150 mil mensagens de correio electrónico com diagnósticos mensais do estado dos veículos equipados com o sistema. Através da Internet, registaram-se mais de 300 mil ligações ao portal do OnStar.

O Opel OnStar constitui um precioso apoio para a polícia e os proprietários de veículos que tenham sido roubados. O centro de operações fornece indicações à polícia e consegue enviar remotamente um código que impede a ignição de arrancar de novo o motor.

Até à data o Opel OnStar participou activamente na recuperação de 15 veículos furtados na Europa, alguns em operações transfronteiriças. Um dos casos deu-se com Dominik Gamel, cujo Astra foi roubado na Áustria. Depois de reportado o incidente à polícia e ao centro de operações OnStar, o Opel OnStar conseguiu rapidamente localizar o automóvel, que acabara de entrar na vizinha Hungria.

Em trabalho estreito com as polícias de ambos os países, o OnStar foi uma ferramenta decisiva para recuperar aquele Astra e devolvê-lo ao proprietário em menos de 24 horas. «Quando o meu Astra foi roubado fiquei verdadeiramente transtornado. Pensei que não voltava a pôr-lhe a vista em cima. Estou imensamente grato ao OnStar por ter recuperado o meu carro», diz Dominik Gamel.

O sistema OnStar está disponível em toda a gama de automóveis de passageiros da Opel, desde o pequeno citadino acessível KARL até ao topo de gama Insignia. Dentro das linhas de modelo, o OnStar faz parte do equipamento de série nas versões superiores. Independentemente da origem da matrícula e da nacionalidade do registo, os serviços estão disponíveis em qualquer Opel dotado do sistema OnStar que viaje na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suíça. Este serviço será alargado para mais 18 países, já a partir do próximo mês de Agosto.