Segundo os engenheiros da Mercedes-Benz, o futuro dos sistemas de iluminação está na tecnologia de projecção de luz, permitindo assim iluminar melhor a estrada e arredores, evitando o efeito de encadeamento. Esta tecnologia, que utilizará um feixe de luz de qualidade HD projectado, designada como “Digital Light”, funcionará com o sistema de assistência do condutor, como forma de tornar a condução nocturna significativa mais segura.
Este sistema é constituído por circuitos integrados semicondutores, que funcionam com mais de um milhão de micro espelhos (total superior a 2 milhões por veículo), solução necessária para as funções de iluminação dinâmica do sistema, que tiram partido das informações recebidas pelos diversos sensores do veículo, como as câmaras e o radar, que calculam assim, em tempo real, qual a intensidade de iluminação de cada pixel.
“Com a nossa estratégia “DIGITAL LIGHT”, além de pretendermos atingir o máximo alcance possível dos faróis, também queremos alcançar uma visibilidade ideal e a máxima intensidade de iluminação sem encandear os restantes condutores ou pedestres. As funções inovadoras para assistir o condutor e encenar uma comunicação com outros utentes da via, permite aumentar significativamente a segurança durante a condução noturna”, salienta Gunter Fischer, Director de Desenvolvimento de Carroçarias e de Sistemas Operacionais de Veículos da Daimler AG.
Com a “DIGITAL LIGHT”, a Mercedes-Benz não só pretende criar a distribuição ideal de luz para todas as situações, como também orientar e assistir o condutor de forma objectiva em situações críticas como, por exemplo, durante a passagem do veículo por troços de estrada em obras. Além disso, será possível projectar traços de luz na estrada na eventualidade de ausência das marcas rodoviárias. Os sistemas digitais de iluminação também poderão projectar mensagens de luz na estrada como setas de direcção ou avisos.