Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Audi Q5 disponível a partir de €50.190

hdr

Decorreu no Hotel Myriad, no Parque das Nações, a apresentação nacional do novo SUV Premium da Audi, o novo Audi Q5. Este modelo, lançado originalmente em 2008 e com quase 3900 unidades vendidas em Portugal, chega agora à segunda geração, onde estreia um conjunto de soluções tecnológicas e maior versatilidade. Recorrendo à nova plataforma MLB Evo, que utiliza materiais mais leves e resistentes, o novo Q5 consegue ser até 90 kg mais leve que o modelo equivalente da anterior geração.

Crescendo em todos os sentidos, como 34 mm no comprimento, 6 mm na altura e 12 mm na distância entre eixos (a largura manteve-se inalterada), o novo Q5 torna-se assim mais espaçoso, ao mesmo tempo que garante um melhor comportamento dinâmico, especialmente agora que pode contar com a opcional suspensão pneumática, que permite reduzir a altura ao solo em 22 mm, face à anterior geração (208 mm de altura total ao solo).

Apesar do visual mais dinâmico (que permite atingir um coeficiente aerodinâmico de 0,30), o novo Q5 não descura as características offroad que caracterizam este segmento, razão pelo qual dispõe, de série, sistema Hill Descent Control, ESC (controlo de estabilidade) com modo offroad e ângulo de ataque de 22,6º, ângulo de saída 18,4º e 13,9º de ângulo ventral.

A nova plataforma, para além de garantir dimensões mais amplas no exterior, garante mais espaço no interior, razão pelo qual todos os ocupantes passam a desfrutar de mais espaço, em todos os níveis, e a bagageira vê a sua capacidade subir para os 550 litros (610 litros com banco traseiro plus com regulação longitudinal), expansível a 1550 litros com os bancos traseiros rebatidos.

De fora destaca-se o design inspirado no Q7, com a nova dianteira com nova grelha Singleframe esculpida e novos conjuntos ópticos, com tecnologia Xénon Plus de Série, LED e LED Matrix de alta resolução com luzes de viragem dinâmicas como opcionais. Na secção traseira poderá optar pela instalação, nos farolins traseiros em LED, os indicadores de mudança de direcção dinâmicos, bem como um difusor traseiro com ponteiras de escape integradas, para um visual mais dinâmico.

No interior destaque para o visual apelativo, inspirado nas soluções utilizadas pelos últimos modelos lançados pela marca, de onde se destaca a elevada qualidade de construção e dos materiais usados, e uma excelente ergonomia, bem como efeitos de personalização, como o sistema de iluminação ambiente opcional (de série na linha Design), que cria uma atmosfera em 30 cores distintas.

Tecnologicamente destaca-se a utilização do painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, Head-Up Display, sistema de infoentretenimento de 7 ou 8.3 polegadas com painel táctil MMI Touch, ar condicionado de três zonas com comandos sensitivos, sistema Keyless Go e o Audi Phone Box, que permite não só arrumar um smartphone, como carrega-lo através de um sistema de carregamento por indução e, quando ligado ao sistema Bluetooth do veículo, permite usar a antena de sinais de rádio do Q5 para melhorar o sinal do seu equipamento móvel.

Se visualmente as mudanças ficam-se por aqui, mecânicamente o novo Q5 estreia muitas novidades, como a já referida suspensão pneumática opcional, novo sistema de tracção integral compacto Quattro Ultra. Esta solução, disponível só para motorizações de quatro cilindros, recorre a uma embraiagem multidiscos para o eixo de transmissão das rodas traseiras, que recebe uma segunda embraiagem no diferencial traseiro, embora o sistema Quattro “tradicional” de três diferenciais (com o central a receber um autoblocante mecânico) continue a ser disponibilizado para a versão 3.0 V6 TDI.

Mecânicamente o novo Audi A5 irá contar apenas com três motorizações numa fase inicial, os conhecidos blocos 2.0 TDI de 150 e 190 cavalos, e o novo 2.0 TFSI a gasolina de 252 cavalos de potência. A motorização de 150 cv estará disponível apenas com caixa manual de seis velocidades, estando as restantes disponíveis tanto com caixa S Tronic de sete velocidades e dupla embraiagem, bem como o sistema de tracção Quattro Ultra. Mais tarde (em Setembro) será lançada a versão 3.0 V6 TDI de 286 cv, que utilizará a caixa Tiptronic de 8 velocidades e sistema Quattro.

O novo Audi Q5 já se encontra disponível para compra, a partir de 50.190 euros para a versão Q5 2.0 TDI 150cv com caixa manual, 58.640 euros para a versão 2.0 TDI 190 Quattro S Tronic e 61.250 euros para a versão 2.0 TFSI 252 Quattro S Tronic, estando todas as versões disponíveis com os níveis de equipamento base, Sport ou Design (por €2700), ou pela tão desejada linha S Line. Todos os modelos têm garantia geral de quatro anos ou 80.000 quilómetros.