Depois do lançamento do restyling do Volkswagen Golf, que estava disponível numa fase inicial com as motorizações 1.0 TSI, 1.6 TDI e 2.0 TDI, chega-nos agora a motorização a gasolina mais avançada da gama, o novo 1.5 TSI Evo. Este motor, de quatro cilindros turbo a gasolina, garante 150 cavalos de potência, e recorre a avançados sistemas de injecção directa, sistema common-rail e sistema de gestão activa de cilindros (ACT).
Desenvolvendo um binário máximo de 250 Nm desde as 1500 rpm, este motor revela ser mais ágil, silencioso e eficiente que o anterior 1.4 TSI com nível de potência equivalente. Para tal foi fundamental a redução da fricção interna dos elementos, através da aplicação de soluções como uma bomba de óleo variável, e um rolamento da cambota revestido de polímero.
O sistema de injecção directa garante uma pressão de injecção até 350 bar, sendo a quantidade e duração dessa injecção controlada electronicamente. Para garantir uma temperatura ideal no ar admitido pelo motor, foi utilizado um intercooler indirecto mais eficiente, bem como aplicados componentes que optimizam a temperatura do ar, como a válvula de borboleta.
Tudo isto garante que o novo Volkswagen Golf com esta motorização 1.5 TSI Evo de 150 cavalos consiga garantir um nível de consumo médio de 5,0 l/100 km (114 g/km) quando usado com a caixa manual, ou 4,9 l/100km (112 g/km), quando usado com a caixa DSG de dupla embraiagem de sete velocidades. Mais tarde será lançada uma versão mais económica desta motorização, com 130 cavalos, que será capaz de garantir consumos de 4,6 l/100 km (104 g/km). Poderá encomendar o novo Golf 1.5 TSI a partir do nível de equipamento Confortline, por 27.740 euros, ou 28.775 euros se optar pela versão Golf Variant.