Porsche investe mais de seis mil milhões de euros em mobilidade eléctrica até 2022
Porsche planeia um investimento de mais de seis mil milhões de euros na mobilidade elétrica até 2022, duplicando assim o investimento no futuro da mobilidade eléctrica, e desenvolvimento de novos modelos híbridos plug-in e puramente eléctricos.
Depois de, discretamente, terem afastado a hipotese de continuarem a apostar em motorizações diesel para os modelos como Cayenne e Panamera, a Porsche revela um novo investimento, de mais de seis mil milhões de euros em mobilidade eléctrica, dando particular destaque na aposta de novas motorizações mais eficientes, como os modelos híbridos Plug-In e puramente eléctricos. Esta decisão foi tomada pelo Conselho de Supervisão da Porsche AG, com Oliver Blume, Presidente Executivo, a avisar que “estamos a duplicar as nossas despesas para os seis mil milhões de euros“, e que “estamos a estabelecer um percurso importante para o futuro com esta decisão“.
Do valor total do investimento, cerca de três mil milhões são referentes em activos materiais, e os restantes três mil milhões destinados para custos de desenvolvimento. Desses três mil milhões, cerca de 500 milhões serão utilizados para o desenvolvimento de variantes e derivados do Mission E, cerca de mil milhões para a electrificação e hibridização da gama de produtos existentes, algumas centenas de milhões para a expansão das fábricas e mais de 700 milhões em novas tecnologias, como infraestruturas de carregamentos e mobilidade inteligente.
Em Zuffenhausen, por exemplo, foi construída uma nova oficina de pintura, área de montagem e uma ponte para transportar as carroçarias pintadas e unidades motrizes para o final da linha de montagem. A fábrica de motores existente está a ser expandida para poder produzir unidades eléctricas e a unidade de construção de carroçarias também será actualizada. O investimento também está previsto para o Centro de Desenvolvimento de Weissach, tendo o projecto Mission E já criado cerca de 1200 novos postos de trabalho.
Onde a Porsche também apostará em força será no desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento rápido, em conjunto com outros fabricantes como o Grupo BMW, Daimler AG e Ford Motor Company. Esta joint venture, designada de Ionity, tem como objectivo a construção e gestão de 400 estações de carregamento rápido ao longo das principais estradas europeias até 2020. A construção da infraestrutura já começou em 2017. Para contribuir para a Ionity, estão a ser criadas infraestruturas de carregamento rápido em toda a rede de concessionários Porsche.