Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Porsche prepara 911 GT3 RS para Genebra

A Porsche irá revelar em Genebra o novo 911 GT3 RS, um modelo claramente focado no desporto automóvel, que tem a particularidade de ser o 911 de produção em série com o motor atmosférico mais potente de sempre.

A Porsche irá revelar durante o próximo Salão Automóvel de Genebra a última criação do Departamento Porsche Motorsport, o novo 911 GT3 RS, que tem a particularidade de ser o 911 de produção em série com o motor atmosférico mais potente de sempre. À semelhança do que aconteceu com a versão anterior, o novo 911 GT3 RS revela ser o 911 mais focado de sempre para a pista, graças a um conjunto de soluções únicas que o tornam num modelo muito apetecido, não só pelos adeptos da marca, como por qualquer adepto do desporto motorizado.

Recorrendo a um chassis baseado no 911 GT3, que já de si é uma referência tanto em pista como em estrada, o novo 911 GT3 viu todos os casquilhos elastokinematic serem substituídos por rótulas de forma a melhorar o comportamento dinâmico, ao qual se junta o já conhecido sistema de eixo traseiro direccional. O recurso a elementos aerodinâmicos foi reforçado, aproveitando a carroçaria mais larga, predominando a já conhecida asa traseira fixa.

No interior destaque para a aplicação de duas bacquets em carbono que garantem um excepcional apoio lateral, painéis das portas de construção ligeira com redes para arrumação e cintas de abertura das mesmas. Tal como acontece com os modelos desportivos GT da Porsche, o 911 GT3 RS pode receber o Pacote Clubsport, sem custo extra, que incluí uma célula de segurança (roll-cage), extintor manual, interruptor de desactivação da bateria e cinco de segurança de seis pontos.

O empenho na redução de peso foi tal que a Porsche optou pela utilização de um sistema de escape em titânio, vidros mais leves em todas as janelas, guarda-lamas dianteiro e mala traseira em fibra de carbono reforçada com plástico, pára-choques em poliuretano de baixo peso, tejadilho em magnésio, estrutura principal em alumínio e compostos de ferro, capot em fibra de carbono reforçada e jantes de liga leve de 20 polegadas (pneus 265/35) no eixo dianteiro e 21 polegadas (325/30) no eixo traseiro, ambas com aperto central.

No que toca à motorização, o novo 911 GT3 RS recorre a um bloco de seis cilindros opostos com quatro litros de capacidade, que disponibiliza mais 20 cavalos de potência que o motor do 911 GT3, para um total de 520 cavalos de potência e um regime máximo de 9.000 rpm. Este motor virá acompanhado, em exclusivo, com a caixa PDK de dupla embraiagem de sete velocidades, resultando num poder de aceleração que garante 3,2 segundos para atingir os 100 km/h, e uma velocidade máxima de 312 km/h.

Para os condutores mais ambiciosos, a Porsche irá disponibilizar o opcional Pacote Weissach, que adicionará diversos componentes em carbono para o chassis, habitáculo e exterior, bem como as opcionais jantes em magnésio. No total, este Pacote Weissach permitirá ao novo 911 GT3 RS pesar apenas 1.430 kg. Este modelo já se encontra disponível para encomenda, com preços que começam nos 250.515 euros (valor já com impostos), estando prevista a chegada das primeiras unidades durante o mês de Abril.