Tesla Model S vende mais que rivais germânicos na Europa
Depois de dominarem o mercado dos Estados Unidos, as vendas da Tesla na Europa superaram, pela primeira vez, os fabricantes germânicos de luxo, ao vender mais Model S que Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7.
Segundo dados revelados pela consultora JATO Dynamics, a Tesla conseguiu em 2017 superar os seus principais rivais, não só no mercado Americano (que já tinha conseguido em 2016) como na própria Europa. Segundo a consultora, a Tesla conseguiu vender 16.132 Model S, superando assim as vendas do Mercedes-Benz Classe S com 13.359 unidades vendidas e BMW Série 7, com 11.735 unidades vendidas. Face aos resultados de 2016, as vendas do Model S cresceram 30%, do Classe S 3%, tendo o Série 7 visto as vendas diminuir 13%.
Já no mercado Norte-Americano, foram vendidas 28.800 unidades (crescimento de 9%), superando assim as vendas do Cadillac XTS com 16.275 unidades (queda de 27%) e do Classe S com 15.888 unidades (queda de 16%). O Model S só não superou o Classe S a nível global graças ao elevado volume de vendas do modelo de topo da Mercedes-Benz no mercado Chinês.
Também o SUV eléctrico da Tesla, o Model X, registou em 2017 resultados surpreendentes, ao conseguir 12 mil unidades vendidas em território Europeu, quase tantos quanto o Porsche Cayenne, e mais de duas mil unidades que o BMW X6. Para Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics: “Isto é um sinal de alarme para os construtores tradicionais como a Mercedes-Benz. Isto revela que uma marca mais pequena, mas inteligente, consegue bate-los nos seus mercados domésticos“.
Estes resultados deverão servir para incentivar os fabricantes tradicionais a impulsionarem os seus projectos de veículos eléctricos. Face ao Tesla Model S, o modelo que deverá chegar primeiro ao mercado será o Porsche Mission E, estando prevista a chegada das primeiras unidades para o início de 2019, mas a Volkswagen deverá apresentar em Genebra o Vizzion Concept, uma berlina topo de gama da sua sub-marca I.D.. Face ao Model X, a Jaguar será o primeiro fabricante a conseguir lançar um modelo rival, com o novo I-Pace, a Audi com o e-tron Sportback e a Mercedes-Benz com o EQ C.