Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Mazda reforça família SUV com CX-30

Quando a Mazda divulgou o novo CX-30, as dúvidas surgiram imediatamente: “Não vai canibalizar as vendas do CX-3? E o CX-5?” Independentemente das questões colocadas, a realidade é que as mesmas se dissipam quando conhecemos este novo SUV ao vivo, como aconteceu durante a sua apresentação internacional, na região de Barcelona. Inspirado no design do recém-renovado Mazda 3 (Novo Mazda3, a partir de €26.410), o CX-30 tenta oferecer mais espaço e maior requinte que o SUV CX-3, num formato mais compacto e, muito honestamente, com melhores proporções que o SUV CX-5.

Como tal, não é de estranhar que as expectativas da marca nipónica sejam muito altas para o novo CX-30. Se, ainda assim, não está convencido pelo design deste novo SUV da Mazda, então terá que conhecer o seu interior, onde se encontram as maiores diferenças face aos restantes SUV da marca. Tal como o exterior, também o habitáculo foi claramente inspirado no Mazda 3, com uma organização ergonómica e de comandos muito similar, embora com uma melhoria qualitativa dos materiais utilizados, como o topo do tablier e as forras das portas forradas em pele, que pode contrastar com o resto do habitáculo.

Tal como no Mazda 3, também o CX-30 recorre ao novo painel de instrumentos com ecrã digital ao centro, sistema de Head-Up Display colorido de grandes dimensões, e sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8.8 polegadas, que graças ao novo processador mais potente, oferece um maior número de funcionalidades, como um melhor reconhecimento de comandos por voz, e suporte das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. O opcional sistema de som premium Bose de 12 altifalantes também está presente.

Em termos de segurança, o novo Mazda CX-30 irá incluir todas as tecnologias de assistência à condução que a marca nipónica tem ao seu dispor, como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), assistente inteligente de velocidade (ISA), sistema de alerta de atenção do condutor (DDA), cruise control adaptativo (MRCC), assistente de trânsito (CTS), sistema de travagem automática (SBS), tanto frontal como traseira e de cruzamento traseiro, esta última ideal para evitar acidentes quando sair de um estacionamento.

Em termos de motorizações, o Mazda CX-30 estará disponível com a motorização SkyActiv-D 1.8 de 116 cavalos a diesel, SkyActiv-G 2.0 de 122 cavalos a gasolina, e o revolucionário SkyActiv-X 2.0 de 180 cavalos a gasolina. Todas as motorizações poderão ser associadas à eficaz caixa manual de seis velocidades ou automática de seis velocidades, bem como a um sistema de tracção frontal ou às quatro rodas. Relativamente à referida motorização SkyActiv-X, durante a apresentação do CX-30, foi possível experimentar esta revolucionária motorização a gasolina, durante um percurso mais curto, mas serviu para comprovar a elevada disponibilidade do motor, tendo conseguido garantir consumos que ficaram próximos dos obtidos pelo CX-30 experimentado, com motorização SkyActiv-D diesel.

Disponível, em Portugal, em duas variantes, Evolve e Excellence, o novo Mazda CX-30 já se encontra disponível em Portugal a partir de 27.650 euros, para a versão Evolve com oferta de Pack de equipamento de lançamento (com jantes de 18”, abertura de bagageira eléctrica, câmara traseira, chave inteligente, controlo de velocidade com radar e assistente inteligente de velocidade, sensores de estacionamento traseiros e frontais e vidros escurecidos) e motorização SkyActiv-G 2.0 a gasolina de 122 cavalos. Segundo indicação dos responsáveis da Mazda em Portugal, esperam-se mais de 1500 unidades vendidas por ano, valor esse que não duvidamos que venha a ser atingido, tendo em conta tudo o que o novo CX-30 tem para oferecer.