Numa altura em que a Tesla anunciou a intenção de diversificar a origem das baterias que serão utilizadas nos seus veículos eléctricos, para fornecedores como as Sul Coreana LG Chem e Samsung SDI, e a Chinesa CATL, foi igualmente revelado um novo formato de bateria de maior dimensão, designado de 4680 (46 mm de largura e 80 mm de altura.
Estas novas baterias têm a vantagem de, graças à maior dimensão, de permitir oferecer até 5x uma maior capacidade de carga que as actuais baterias de formato 2170, utilizadas nas variantes Long Range do Model 3 e do Model Y. Com as novas baterias 4680, a Tesla poderá assim aumentar o alcance dos seus veículos, ou utilizar baterias mais compactas, garantindo a mesma autonomia.
A Tesla anunciou que irá iniciar a produção de este formato de células na sua fábrica em Fremont, estando prevista a criação de novas linhas de produção para as fábricas de Berlin, Xangai e Austin. A Panasonic, o maior parceiro da Tesla na produção de baterias, revelou hoje que irá iniciar a produção de baterias 4680 numa das suas fábricas no Japão, mas que posteriormente será produzida na sua fábrica localizada no estado do Nevada.
Curiosamente, e ao contrário do que alguns rumores tinham afirmado, a Panasonic não irá alterar os elementos químicos da bateria, mantendo-se fiel à combinação de elementos como Níquel, Cobalto e Alumínio. Isto significa que será a CATL o fornecedor das novas baterias de Lítio e fosfato de Ferro (LFP), mais acessíveis, e que serão usadas nos Model 3 e Model Y fabricados na China, e os Model 3 de entrada de gama nos EUA.