O novo Kia EV6, o primeiro modelo 100% eléctrico, completamente concebido de raiz para tirar partido da nova plataforma modular E-GMP, específica para veículos BEV (Battery Electric Vehicles), já está disponível em Portugal, com preços que começam nos €43.950 para particulares, €35.950 (+ IVA) para clientes empresariais ou por €499 (+IVA) por mês, através da campanha de renting tudo incluído, para um contrato de 60 meses (50.000 km).
A plataforma E-GMP utilizada, permite uma distribuição de peso bastante equilibrada (53:47), possível só devido ao posicionamento da bateria, colocada ao longo do piso do veículo. Isto permitiu igualmente reduzir o centro de massa, contribuindo assim para um melhor comportamento dinâmico, aos quais se juntam soluções inovadoras como casquilhos hidráulicos, entre o subchassis traseiro e a parte principal da carroçaria, como forma de compensar os efeitos do peso, tipicamente elevado neste tipo de veículos.
Visualmente o novo Kia EV6 inspira-se na nova filosofia de design da marca, designada de “Opposites United”, inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza, ao evocar as forças positivas e a energia natural, apresentando combinações contrastantes entre elementos estilísticos com linhas acentuadas e formas esculturais. A parte dianteira é dominada pelo “Rosto de Tigre Digital”, com as luzes de circulação diurna a exibirem uma aparência elegante e moderna, aparência reforçada pelo padrão de luzes dinâmico sequencial.
Na traseira, o destaque vai para o spoiler to tejadilho que orienta o ar para baixo, um spoiler inferior colocado numa posição elevada, e um característico conjunto de luzes traseiras, em forma de faixa ao longo de toda a superfície. No interior, o destaque vai para o espaço do habitáculo, proporcionado pela elevada distância entre eixos de 2900 mm, para o duplo ecrã curvo do sistema de infoentretenimento que integra na perfeição com o design minimalista do tablier.
Em termos técnicos, o novo Kia EV6 está disponível com duas capacidades de bateria, 58 kWh e 77.4 kWh, estando a bateria mais compacta associada a um motor eléctrico de 125 kW (170 cavalos) no eixo traseiro, e a bateria de 77.4 kWh de carga associada a uma versão com motor traseiro de 168 kW (229 cv) e uma versão de tracção às quatro rodas, associada a dois motores eléctricos com uma potência total de 430 kW (585 cv).
Em termos de prestações, a versão de 170 cv acelera dos 0-100 km/h em 8.5 segundos, e 185 km/h de velocidade máxima, com a versão de 229 cv a reduzir a o tempo de aceleração para 7.3 segundos, mantendo a velocidade máxima. Já a versão mais potente reduz drásticamente o tempo de aceleração para 3.5 segundos, e vê a velocidade máxima ampliada para os 260 km/h. Em termos de autonomia, a Kia anuncia 578 km para a versão de 58 kWh, 740 km para a versão de 77.4 kWh com motor traseiro e 406 km para a versão mais potente.
Kia EV6 | 58 kWh | 77.4 kWh | 77.4 kWh AWD |
Motor eléctrico (eixo) | Traseiro | Traseiro | Dianteiro e traseiro |
Potência máxima (cv) | 125 kW (170) | 168 kW (229) | 430 kW (585) |
Binário Máximo (Nm) | 350 | 350 | 740 |
Aceleração 0-100 km/h (segundos) | 8,5 | 7,3 | 3,5 |
Velocidade máxima (km/h) | 185 | 185 | 260 |
Autonomia (km) | 578 | 740 | 406 |
Velocidade carregamento (10-80%) | 18 minutos (180 kW) | 18 minutos (240 kW) | 18 minutos (240 kW) |
Velocidade carregamento (10A) | 24h 40m | 32h 45m | 32h 45m |