A Bosch anunciou ter levado a cabo um teste, em estradas públicas, do seu novo sistema hidráulico de travagem brake-by-wire num Nissan Ariya: ao todo, foram percorridos mais de 3300 quilómetros, entre a Alemanha e o centro de testes da empresa na Suécia (Estocolmo).
Esta tecnologia substitui, explica a Bosch, a «ligação mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem por um sinal eléctrico redundante (na foto, em baixo), recorrendo a dois actuadores hidráulicos independentes: um de travão by-wire e o ESP.
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Neste momento, a empresa está a desenvolver soluções by-wire hidráulicas e electromecânicas e estima que, até 2030, «mais de 5,5 milhões de veículos adoptem esta tecnologia».
Segundo a marca, esta ausência de ligação mecânica permite que haja uma «maior flexibilidade na instalação dos componentes, optimizando a segurança, reduzindo ruído e vibração e possibilitando novas soluções de design interior».
Hagen Kuckert, gestor deste projecto da Bosch garante que o sistema «funcionou perfeitamente durante toda a viagem», permitindo «recolher dados sobre o seu desempenho em diversas condições de trânsito». A informação recolhida servirá, agora, para o «desenvolvimento contínuo do sistema».