A Audi revelou ontem, em pleno Salão Automóvel de Los Angeles, uma versão muito especial do seu A7 Sportback, a versão que utiliza células de combustível a hidrogénio. Designado por A7 Sportback h-tron quattro, este modelo utiliza uma solução híbrida plug-in, comporta por 300 células de combustível posicionadas debaixo do capot, estando estas a funcionar entre os 230 e 360 volts. Estas são auxiliadas por um turbocompressor, que força o ar para dentro das mesmas, um ventilador de recirculação que recupera o hidrogénio não utilizado no ânodo e uma bomba de refrigeração.
Em modo Fuel Cell, este modelo consome cerca de 1kg de hidrogénio para cada 100km percorridos, o equivalente a 3,7 litros por cada 100km, estando os quatro depósitos de combustíveis preparados para oferecer uma autonomia superior a 500km. Utilizando o modo eléctrico, este A7 tem uma autonomia de 50km, graças à bateria de iões de lítio de 8,8 kWh instalada debaixo do piso da mala. Estas baterias podem ser carregadas durante as travagens, bem como através de uma tomada eléctrica. Recorrendo a dois motores eléctricos de 85kW cada (115cv e 270Nm), cada um colocado sobre cada eixo, garantem assim uma solução de tracção integral, permitindo ao A7 Sportback h-tron quattro gerar um total de 231cv e 540Nm de binário, garantindo assim atingir os 100km/h em apenas 7,9s, e os 180km/h enquanto velocidade máxima.