Quando a Mercedes-Benz lançou o belíssimo CLA, o mercado foi surpreendido com mais um novo nicho criado pela marca alemã, a de um coupé compacto de quatro portas. Porém, o CLA sofre de um problema gravíssimo, a diferença de preço para o modelo que deriva, o Classe A, supera os cinco mil euros, com a mesma motorização e mesmo nível de equipamento, e isto sem nos esquecer-mos que a motorização base é a 200 CDI, ou seja, um 2.2 turbodiesel com 136 cv.
O primeiro fabricante a responder à letra com a criação deste novo formato foi a Audi, que aproveitou o bem sucedido A3, ainda para mais recentemente actualizado, para criar o novo A3 Limousine, utilizando a mesma fórmula, ou seja, aproveitar a versão de cinco portas e “estica-lo” um pouco até criar uma mala que, ao contrário do CLA, permanece paralela às linhas laterais do Audi. O resultado é um modelo que, embora não seja tão apaixonante quando o CLA, oferece (em particular nesta versão com pack exterior S Line) uma imagem bastante agressiva sem exagerar, razão pelo qual a traseira deste novo A3 possa reunir mais consenso que a do modelo da Mercedes.
Onde a Audi foi bastante inteligente foi no aproveitamento as motorizações mais acessíveis existentes para a gama A3, sendo este 1.6 TDI de 105cv aquela que mais adeptos irá reunir no território nacional. Como se isso não bastasse, a diferença de preço face ao A3 Sportback de 5 portas é mínima, apenas 500 euros, que representam um investimento mais do que justificado pelos ganhos obtidos, tanto a nível de estética como de espaço e de comportamento dinâmico. Sim, embora a Audi continue a utilizar a táctica de recorrer ao eixo de torção traseiro para as motorizações mais fracas, o peso adicional da bagageira permite uma repartição mais equilibrada, garantindo assim ao A3 Limousine o melhor comportamento da gama, especialmente se vier acompanhado da suspensão desportiva ou da S Line.
Se por fora o A3 Limousine consegue reunir um maior consenso com a mistura entre as linhas conservadoras e o formato arrojado, no interior domina o desenho futurista do tablier com o conservadorismo dos bancos, que infelizmente são de série na gama de entrada Attration. Estes oferecem um desenho demasiado simples, com pouco apoio e contam com a presença de um padrão que já devia estar num museu. Felizmente tudo o resto é agradável, não só à vista como ao tacto, predominando a excelente qualidade de construção típica da Audi com a qualidade dos materiais utilizados.
Por se tratar da versão de entrada Attration, muitos dos sistemas disponíveis nesta viatura do parque de imprensa só podiam ser escolhidos como extras, o que fizeram aumentar significativamente o preço em mais de oito mil euros, como foi o caso das jantes de 17 polegadas (€1925), do pacote S Line exterior (€1935), MMI Plus Navegação com MMI Touch (€1330 juntamente com pacote Techno de €1750), entre outros. Existem porém um extra que deveria ser obrigatório em todos os A3, o sistema de som da Bang & Olufsen, que curiosamente é dos extras mais acessíveis do lote (apenas €925), mas que melhora de forma sentida o ambiente a bordo com uma qualidade sonora reproduzida digna de registo.
No final deste teste, resta-me dar os parabéns à Audi pela jogada de génio com este lançamento, que por enquanto não dispõe de nenhum rival directo, pelo menos até que a BMW lance um Série 2 Grand Coupé, ou que a Mercedes introduza as motorizações 180 e 160 CDI no CLA. Até lá, o A3 Limousine é uma excelente compra, talvez até mais acertada do que um A4, mas se quer um conselho muito sincero, opte antes pela versão Sport, que oferece um nível de equipamento de série mais completo, e como extra inclua somente o sistema de som da Bang & Olufsen, vai ver (ou melhor, ouvir) que não se arrependerá.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 198 km/h |
Capacidade | 1598 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,9 s |
Potência | 105 cv (3000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 250 Nm (1500 rpm) | Cidade (anunciado) | 4,6 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 3,3 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 3,8 |
Caixa | Manual de 6 velocidades | Emissões Co2 | 99 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,46 / 1,41 / 1,79 m | Valor base | €28 840 |
Peso | 1350 Kg | Valor viatura testada | €37 115 |
Bagageira | 425 / 880 litros | I.U.C. | €141.47 |
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6 comentários
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Eu comprei um recentemente no dia 08-10-2015 e ate a presente data estou mesmo muito satisfeito e recomendo nem que seja para fazer um text drive, mas experimentem.
boa noite Eduardo fala me em termos de conforto em auto estrada e estradas sinuosas que me dizes?obrigada
Da experiência que tive, tanto em auto estrada como em estradas sinuosas, o comportamento surpreende pela positiva. Já em pisos mais degradados, o A3 sofre um pouco, como em qualquer carro alemão, pela configuração mais rígida da suspensão, mas sem ser desagradável.
Boa noite , eu tambem vou comprar e tive a ver mas n tinha gps quando carregava no nav dizia que faltava kk coisa …. será que me pode dizer alguma coisa ?
Essa mensagem significa que, quando adquiriu a viatura, não especificou que pretendia adquirir o pacote de navegação, um extra de 1005 euros para a versão base, ou 2335 euros para a versão “Plus”, para os sistemas com o ecrã de maior dimensão e mais funções. A vantagem de lhe aparecer essa mensagem é que o seu sistema poderá ser configurado para receber o serviço de navegação, embora seja um processo que tenha que ser realizado num concessionário oficial da marca.
Obrigado pela informação, eu quando comprei ja era assim mas pelo que sei o carro ja tem no porta luvas duas slots de sdcard e um leitor de cd/dvd e também ja tem a antena gps segundo o vendedor … vamos ver ….dp dou um feeback