A Volvo conseguiu, com este modelo em específico, criar aquele que é o modelo com o nome mais extenso que alguma vez vi. Trata-se da “nova” Volvo V40 Cross Country D4 Volvo Ocean Race… Não se trata de um membro da realeza, mas a verdade é que o ambiente a bordo é digno de um príncipe.
Como o nome, este modelo para além de vir equipado com os extras já conhecidos da gama Cross Country, que aplica elementos que conferem à V40 um aspecto de crossover, capaz de enfrentar qualquer caminho de terra (graças à suspensão elevada e aplicações de protecção nos pára-choques e saias laterais), incluí ainda elementos que resultam da personalização por se tratar de uma versão comemorativa da edição 2014/2015 da Volvo Ocean Race.
Como tal, não se surpreenda com os símbolos na carroçaria, autocolante na porta da bagageira, cobertura da mala personalizada com o mapa do globo e os vários portos onde a competição naval da Volvo passou e irá passar. Estes portos são igualmente colocados num friso muito discreto colocado numa lateral da consola central.
De resto, relativamente ao interior, tenho que voltar a referir que os bancos da Volvo continuam bem posicionados no topo dos bancos mais confortáveis e ergonómicos do mercado, daí que seja difícil dar por conta dos vários quilómetros realizados ao volante desta V40. Provavelmente esta sensação extrema de conforto foi igualmente ajudada pela presença da caixa automática de oito velocidades, de origem ZF, que embora muito eficiente e muito confortável, poderia ter um comportamento ligeiramente mais rápido nos modos manuais.
Para tirar partido da caixa, esta V40 vinha equipada com a mais recente geração do diesel D4, que utiliza o já conhecido bloco de dois litros e quatro cilindros diesel, mas que na actual geração conta com 190cv de potência. Este motor, embora tenha perdido a sonoridade característica do antigo cinco cilindros, é capaz de oferecer um desempenho em tudo superior ao anterior D4, seja em aceleração, como recuperação e consumos. É a chamada situação “Win-Win”, e aqui tenho que dar os parabéns à Volvo pelo excelente trabalho com estas motorizações Drive-E.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 230 km/h |
Capacidade | 1969 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 7,5 s |
Potência | 190 cv (4250 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 400 Nm (1750 rpm) | Cidade (anunciado) | 5,0 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 3,9 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 4,3 |
Caixa | Automática de dupla embraiagem de 8 velocidades | Emissões Co2 | 112 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,37 / 1,46 / 1,80 m | Valor base | €38 638 |
Peso | 1500 Kg | Valor viatura testada | €42 340 |
Bagageira | 324 / 1032 litros | I.U.C. | €216.37 |
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