Com a recém chegada do novo Mercedes-Benz Classe C e do futuro Audi A4, com lançamento previsto para breve, a BMW decidiu renovar o Série 3, com a introdução de diversas novidades tecnológicas, algumas alterações estéticas e novas motorizações, entre os 116 e 326cv provenientes de blocos de 3 a 6 cilindros.
Designado como Série 3 LCI (Life Cycle Improvement), este modelo estará disponível no mercado nacional após o Verão, nas suas versões berlina, touring e no brutal M3. Esteticamente as novidades são poucas, mas realizam um impacto significativo, como a introdução de faróis redesenhados (que podem ser Full LED), grelha de maiores dimensões, novos pára-choques com entradas de ar de maiores dimensões, novos farolins em LED, mais cores disponíveis, bem como novas jantes.
No interior o destaque vai para a melhoria dos materiais utilizados e implementação de novos detalhes, como os componentes cromados em diversos locais específicos (como nas saídas de ventilação). Tecnologicamente a novidade mais importante é a implementação de um Head-Up Display totalmente a cores, novo sistema de navegação profissional como novo grafismo e mapas em 3D, dispondo de actualização gratuita dos mesmos durante três anos. Destaque ainda para o novo sistema automático de auxílio de estacionamento paralelo.
No que toca aos motores, a grande novidade é a introdução do bloco de três cilindros e 1.5 litros proveniente do Mini para o modelo de entrada de gama do Série 3, o 318i de 136cv. As restantes motorizações a gasolina são praticamente todas baseadas no novo 2.0 de quatro cilindros, que debita 184cv para a versão 320i, 252cv para a versão 330i, sendo este último lançado para substituir o anterior 328i. O novo 340i (que substitui o 335i) será o único modelo a gasolina a recorrer a um bloco de seis cilindros em linha com 3.0 litros (além do desportivo M3), que terá 326cv.
Para a gama diesel, a oferta baseia-se num bloco de quatro cilindros de 2.0, sendo a versão de entrada 316d proposta com uma potência de 116cv, valor esse que sobe para os 150, 190 e 218cv, para as versões 318d, 320d e 325d, respectivamente. As versões diesel mais potentes, os 330d e 335d, recorrem ao seis cilindros 3.0, que oferece 258 e 313cv, respectivamente. Caso pretenda, saiba que só algumas versões poderão receber o sistema de tracção integral xDrive, sendo os escolhidos os 320i, 330i, 340i, 318d, 320d e 330d.
Modelo | Motor | Combustível | Potência | Emissões |
318i | 1.5 | Gasolina | 136 cv | 116 g |
320i | 2.0 | Gasolina | 184 cv | 124 g |
330i | 2.0 | Gasolina | 252 cv | 129 g |
340i | 3.0 | Gasolina | 326 cv | 152 g |
316d | 2.0 | Diesel | 116 cv | 102 g |
318d | 2.0 | Diesel | 150 cv | 106 g |
320d | 2.0 | Diesel | 190 cv | 106 g |
325d | 2.0 | Diesel | 218 cv | 122 g |
330d | 3.0 | Diesel | 258 cv | 129 g |
335d | 3.0 | Diesel | 313 cv | 143 g |
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