Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Peugeot 308 GT e-THP 5 portas – Explorador de capacidades

No início do ano tivemos a oportunidade de ficar a conhecer aquela que passaria a ser a versão topo de gama do 308, isto pelo menos até chegar entre nós as versões GTi e R. Disponível nas versões Hatchback e Station, foi na versão de cinco portas que maior interesse me revelou, especialmente com a motorização a gasolina, o conhecido 1.6 e-THP de 205cv, que é igualmente usado em outros modelos desportivos da Peugeot.

Equipado com esta motorização, pudemos descobrir melhor o potencial do chassis do 308, que sempre se tem revelado como, no mínimo, fascinante, mas subaproveitado com as motorizações “banais”, como o 1.6 HDi. Finalmente conseguimos ter, com esta versão, uma ideia do verdadeiro potencial do chassis, que neste caso específico foi melhorado com a introdução de uma nova suspensão, mais eficaz, mais curta (aproxima o 308GT do solo em 7mm na dianteira e 10mm na traseira) mas ligeiramente mais rígida, mas sem interferir em demasia no conforto de todos os ocupantes.

Estes, por sua vez, são uns verdadeiros privilegiados, pois têm ao seu dispor uns confortáveis bancos desportivos, que podem ser em pele ou pele e alcantara, tendo ambas as versões pespontos a vermelho, para intensificar o ambiente desportivo deste modelo, ambiente esse também reforçado pelo grafismo racing do ecrã táctil de 9.7 polegadas do sistema de infoentretenimento. Destaque ainda ao pack TechGT que oferecia um agradável tecto panorâmico.

Por fora o Peugeot 308 GT destaca-se pela posição mais baixa, conferida pela nova suspensão, pelas jantes de desenho exclusivo de 18 polegadas DIAMANT, com dois tons e equipadas pelos eficazes Michelin Pilot Sport 3, pelas cores cores exclusivas para esta versão (de onde destaco o Azul Magnetic aqui usado), pela grelha cromada com três garras horizontais, difusor traseiro em preto lacado com dupla saída de escape e pelas ópticas Full LED, estando os indicadores de mudança de direcção colocados sobre as entradas de ar adicionais, estreando um sistema de iluminação dinâmico, que reforça a identidade tecnológica deste Peugeot 308 GT.

E por falarmos em tecnologia, este modelo destaca-se por ser, igualmente, o mais bem equipado da gama, ao trazer de série soluções como sistema de regulação de velocidade activo, alerta de risco de colisão, travagem automática de emergência, sistema de vigilância de ângulo morto e assistente ao estacionamento. Uma novidade este modelo é o Drivers Sport Pack, que permite, através de um botão colocado ao lado do botão de ignição, activar o modo Sport, que além de transformar a luz de fundo do painel de instrumentos para vermelho, intensifica a sonoridade do motor (artificialmente através do sistema de som), visualização no painel de instrumentos de diversos parâmetros adicionais (como a potência, binário, pressão do turbo e acelerações longitudinais e transversais) e direcção assistida e reacção do pedal do acelerador mais directa.

[fancygallery id=”2″ album=”312″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima235 km/h
Capacidade1598 ccAceleração (0-100 km/h)7,5 s
Potência205 cv (6000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário285 Nm (1750 rpm)Urbano (anunciado)7,4
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,6
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)5,6
CaixaManual de seis velocidadesEmissões CO2130 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4253 / 2043 / 1447 mmValor base€32 310
Peso1355 kgValor viatura testada€36 500
Bagageira470 / 760 litrosI.U.C.€164.51

[/toggle] [/toggles]