Há uma equipa muito singular no troféu SEAT Leon Eurocup 2015: a Monlau Competicion, que é na verdade um centro de formação em engenharia e mecânica de Barcelona que complementa os estudos com a experiência obtida no mundo da competição. Portanto, na estrutura profissional do troféu monomarca, que engloba 10 pessoas, muitos são professores da escola e, outros, alunos do centro em curso de Master em engenharia de competição e de mecânica.
Uma escola que ao fim de semana pega no material escolar e transfere as aulas de formação para os circuitos, em competições como a SEAT Leon Eurocup, na qual participa com dois automóveis, sendo uma das equipas de ponta. Com larga experiência no sector das motos, fundou a divisão de automóveis em 2003. Em 2006 deu início ao projecto de competição, tendo integrado a equipa inicial David Simon, o actual director técnico deste departamento e também professor no centro.
“A filosofia da Monlau Competicion é a formação. É algo mais que uma equipa de competição e algo mais do que escola. A estrutura de competição é 100% profissional. Os técnicos que vão aos circuitos somos nós, os próprios professores da escola, que estamos sempre em modo de formação dos alunos,” explica Simon. “Mas sobredimensionamos a nossa estrutura nas corridas para conseguirmos ter uma dupla função com os nossos alunos que recebem formação prática nos eventos em que participamos, como é o caso da
SEAT Leon Eurocup. A ligação entre a estrutura de competição e a escola é total.”
“Temos exemplos muito recompensadores para nós como no caso de Alberto Castaño e Alex Salas, que são hoje os mecânicos-chefe do departamento. Passaram por todas as etapas de formação e profissionais; e é para nós um orgulho assistir ao crescimento profissional destes rapazes,” sublinha Simon.
“Entrei na Monlau Competicion no ano de 2008 como aluno. Depois passei para a estrutura do departamento de automóveis. Quando acabei os estudos, fui segundo mecânico, depois passei e primeiro-mecânico até chegar ao cargo que agora tenho de chefe de mecânicos,” explica Alberto Castaño, que é também o mecânico principal do piloto Fran Rueda (Monlau Competicion), que ocupa a quinta posição na classificação geral da SEAT Leon Eurocup, tendo obtido duas vitórias nas oito corridas disputadas até este momento.
Castaño é o melhor exemplo das etapas de formação que a Monlau Competicion oferece e fomenta. ”Acabei a formação Master em Novembro e, em Fevereiro, David Simon chamou-me,” revela Marc Philipp Caamaño Santos, ex-aluno do Master de Engenharia em 2014 e actualmente engenheiro de dados e de pista no departamento de competição da Monlau Competicion na SEAT Leon Eurocup. ”É um passo enorme. Quando se está na fase teórica, nas aulas, há muitos conceitos, vêem-se as coisas de um ponto de vista próprio.
Quando as vivemos já em funções, ganha-se uma responsabilidade muito maior. O que mais desejo é aprender com as pessoas que me rodeiam. Percebi que é seguindo essas boas práticas que, no final, consegues crescer como aluno. Corrida a corrida, vais aprendendo.” E tudo sob a aura da competição e da paixão. “O ritmo das corridas e das aulas é muito duro de suportar, mas a paixão que nos une a todos permite que alcancemos o êxito,” confessa Simon. ”Quando te especializas em algo de que gostas tens sempre uma motivação adicional. As coisas são difíceis na mesma, mas encaramo-las com mais
dedicação”, conclui Caamaño. O profissionalismo, a paixão e a ambição de um projecto como o que se vive na SEAT Leon Eurocup é o melhor estágio que se pode desejar. Para mais informação sobre a SEAT Leon Eurocup, visite www.seat-sport.com/eurocup