Com 17 anos de história no segmento de veículos comerciais ligeiros, a Renault decidiu que estava na altura de reforçar esta importante fatia de mercado, ao apostar no lançamento de modelos que representam um terço desde segmento, o das Pick-Ups. Como tal decidiram lançar dois modelos distintos, a Duster Oroch para o mercado Sul-Americano e o Alaskan Concept para os restantes mercados globais.
Este protótipo, o de uma pick-up com uma tonelada de peso, deverá originar um modelo que poderá ser produzido a partir do Verão de 2016, sendo previsível que partilhe diversos componentes, como a plataforma, não só com a recém lançada Nissan NP300 Navara, como com a futura pick-up da Mercedes-Benz, embora esta esteja prevista só para 2020.
Este concept, embora orientado para o mercado profissional, vem equipado com materiais de alta qualidade e espaço para cinco ocupantes, dispondo de acabamentos com efeito acetinado e metal escovado no exterior, jantes de 21 polegadas, ópticas Full LED e outros elementos invulgares para este tipo de veículo. Para mover o Alaskan, a Renault usou um 2.3 dCi biturbo de quatro cilindros, com 165cv, oriundo da Renault Master.