Numa altura em que o Volkswagen Polo celebra os seus 40 anos de vida, Sebastien Ogier conquista o seu terceiro campeonato no Campeonato Mundial de Ralis (WRC), aos comandos do impressionante VW Polo WRC. Para festejarmos estas duas importantes marcas, pedimos ao importador nacional da Volkswagen em Portugal a versão mais radical para testes, tendo sido brindado com algo mais do que estaria à espera.
Na sua génese, este é um Volkswagen Polo GTI “tradicional”, embora tenha sido personalizado com um conjunto de películas de vinil a cobrir o chassis, sendo a sua decoração inspirada no Polo WRC de competição.
Por se tratar da nova versão do Polo GTI, este modelo trás os novos para-choques dianteiros, grelha em formato de colmeia e riscas vermelhas que, tal como no Golf GTI, estendem-se até aos grupos ópticos dianteiros, que por sua vez utilizam a tecnologia LED, um extra de 741 euros, que se justifica em pleno face aos ganhos obtidos perante a solução com lâmpadas de halogéneo.
Já no interior, o que diferencia imediatamente este modelo face a um Polo tradicional são os estofos desportivos, que utilizam o tecido com o padrão tradicional em Xadrez, habitualmente usado em qualquer modelo da família VW GTI. De resto, a consola central foi vítima de uma reorganização e o painel de instrumentos foi igualmente modificado. Destaque para o autorádio usado, com ecrã táctil e suporte para ligações MirrorLink, permitindo reproduzir aplicações do seu Smartphone no ecrã do rádio.
Em termos de motorização, este Polo GTI viu o anterior bloco 1.4 TSI de 180cv ser substituído pelo novo 1.8 TSI de 192cv e 250Nm de binário (320Nm caso opte pela versão com caixa manual), estando este associado a uma caixa DSG de dupla embraiagem e seis velocidades. Este conjunto é capaz de oferecer um desempenho bastante interessante, permitindo ao Polo GTI atingir os 100km/h em apenas 6.7 segundos, e uma velocidade máxima de 236km/h. Curiosamente, embora esta motorização seja mais poderosa, consegue realizar consumos bastante interessantes, como os 7,0 l/100km registados no ensaio.
Para garantir um andamento mais eficaz em situações menos… ideais, a Volkswagen dotou este Polo GTI de um ESP com bloqueio electrónico do diferencial XDS, permitindo assim elevar os limites do chassis mas sem que o ESP intervenha em demasia. E já que falo em comportamento, saiba que embora venha equipado com uma suspensão desportiva, o Polo GTI pode receber ainda uma suspensão opcional adaptativa “Sport Select”.
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[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 236 km/h |
Capacidade | 1798 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 6,7 s |
Potência | 192 cv (5400 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 250 Nm (1300 rpm) | Cidade (anunciado) | 7,2 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 4,7 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 5,6 |
Caixa | Dupla Embraiagem de seis velocidades | Emissões Co2 | 129 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 3983 / 1443 / 1682 mm | Valor base | €27 179 |
Peso | 1280 Kg | Valor viatura testada | €30 274 |
Bagageira | 204 – 882 litros | I.U.C. | €229.36 |
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