O ano de 2015 foi o melhor ano de sempre da Mercedes-Benz em Portugal. A Marca da estrela comercializou 13.525 automóveis no ano passado, um crescimento de 32% face a 2014, registando, assim, um recorde absoluto no mercado nacional. Foi igualmente alcançada uma quota de mercado de 7,6% em Portugal, uma das mais elevadas a nível Europeu.
Também a Smart, outra Marca do Grupo Daimler, atingiu resultados extremamente positivos com uma taxa de crescimento na ordem dos 80%. No total, no ano passado foram comercializadas 2.597 unidades smart, correspondendo a 1,5% de quota de mercado, acima do registado em 2014.
Entre os modelos Mercedes-Benz mais procurados pelos clientes, destaque para o Classe A com 4.303 unidades comercializadas. Ainda no segmento compacto, o CLA foi extremamente bem-sucedido, registando 2001 unidades e o novo GLA comercializou 1179 unidades. Também o Classe B, modelo que pertence ao segmento compacto da Mercedes-Benz foi bem-sucedido, comercializando 850 unidades. No total, o segmento compacto da Mercedes-Benz comercializou 8333 unidades em 2015, o que corresponde a um peso de cerca de 60% no total de vendas da Marca.
O novo Classe C Limousine e Station reforçaram também o volume de vendas da Marca com 2632 unidades. No segmento executivo, o Classe E (nas variantes limousine, station, coupé e cabrio) comercializou 1147 unidades, enquanto o CLS Coupé e o CLS Shooting Brake registaram 272 unidades comercializadas. O Classe S registou 133 unidades entregues a clientes, este que é o modelo de referência das limousines de luxo, e o Classe S Coupé que registou 28 unidades.
Internacionalmente a Mercedes-Benz registou, pelo quinto ano consecutivo, o melhor ano de sempre, com um total de 1.871.511 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 13,4%. Para tal contribuiu o aumento de unidades vendidas na China (+32,6%), no mercado Ásia-Pacífico (+25,2%) e Europa (+10,5%). Em termos de modelos, globalmente, a gama de compactos (Classe A, B, CLA, CLA Shooting Break e GLA) registaram 582.531 unidades vendidas, tendo o Classe C (Limousine e Station), o modelo mais vendido da marca, registado 443.909 unidades. O Classe E, apesar de estar no seu último ano de vida, contabilizou 232.453 unidades vendidas, tendo os modelos SUV registado 525.866 unidades.
“Dream Cars” será o mote para 2016. Para além do lançamento do melhor Classe E de sempre no final do primeiro trimestre, com a limousine, e a station em Setembro, destacam-se o novo SLC, que vem substituir o atual SLK, o Classe SL, o Classe S Cabrio e o Classe C Cabrio. Do lado dos SUV’s, as novidades estarão centradas no GLS, substituto do atual GL, e no novo GLC Coupé. O segmento dos compactos será marcado pelo lançamento do facelift do CLA e do CLA Shooting Brake.
A par destes lançamentos, os modelos desportivos Merdeces-AMG também estarão em destaque durante este ano. A Smart também irá reforçar a oferta com novidades em 2016, com o lançamento do ForTwo Cabrio e da versão BRABUS, tanto no ForTwo como no ForFour.