Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Land Rover Defender 2 milhões vendido em Leilão

Um Land Rover Defender único no mundo foi leiloado ontem, por £400.000 (cerca de 549 mil euros), num importante leilão de beneficência na casa Bonhams, em Londres. As receitas serão integralmente doadas aos parceiros da Land Rover que realizam trabalhos humanitários e de protecção dos animais. Estima-se que esta tenha sido a mais valiosa produção da Land Rover, alguma vez vendida em leilão.

O veículo exclusivo Série Land Rover Defender fabricado na fábrica britânica da Land Rover, em Solihull, desde 1948, foi vendido a um licitador do Qatar. Em Maio de 2015, o Defender 2.000.000 passou pela linha de produção onde uma equipa de embaixadores da marca e personalidades históricas colaboraram com a Land Rover, tais como Bear Grylls e Virginia McKenna (oficial da Ordem Britânica), ou Stephen e Nick Wilks, filhos dos fundadores da Land Rover.

As receitas serão entregues aos parceiros da Land Rover, à Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV/CV) e à Fundação “Born Free”. Estas destinam-se, respectivamente, a ajudar as comunidades do sudeste do Nepal, na melhoria da gestão de catástrofes naturais; e no apoio da iniciativa de conservação da fauna selvagem “Project Lion Rover”, do Parque Nacional Meru, no Quénia. Este projecto faculta uma equipa essencial para proteger os leões e outra fauna selvagem, ao mesmo tempo que desenvolve um programa de formação e participação comunitária sobre temas como o uso de armadilhas e a caça furtiva.

A actriz Joanna Lumley, fundadora e patrocinadora da Fundação “Born Free”, organização internacional dedicada à protecção da fauna selvagem, esteve presente no leilão e sublinhou a importância das doações para continuar o trabalho que realizam em todo o mundo para salvar vidas, deter o sofrimento e proteger as espécies selvagens: ‘É estupendo que se tenha conseguido angariar este valor com a venda de um veículo. Sem o apoio de parceiros como a Land Rover, não poderíamos catalisar de forma eficaz uma mudança positiva no mundo em que vivemos’.

Virginia McKenna, oficial da Ordem Britânica e fundadora depositária da Fundação “Born Free”, afirmou: ‘Apesar da minha total falta de habilidades mecânicas, tive o enorme privilégio de montar a matrícula neste Defender tão especial. A Land Rover está nas nossas vidas desde 1964, quando o meu marido Bill e eu viajámos ao Quénia para rodar o ‘Born Free’. Todos os dias saíamos com o nosso carro até às planícies para dar o nosso passeio matinal com George Adamson e um leão. Estamos entusiasmados com a quantia angariada, neste leilão, e destinado ao trabalho que a “Born Free” realiza com a fauna selvagem na zona de Meru, no Quénia’.

Mike Adamson, Chief Executive da Cruz Vermelha Britânica, declarou: ‘Estamos extremamente agradecidos à Land Rover por doar, de forma tão generosa, metade das receitas do leilão deste veículo exclusivo ao trabalho que realizamos no Nepal. A Cruz Vermelha usa, desde a década de 50, modelos Defender nos trabalhos humanitários e actividades de emergência no Reino Unido e no resto do mundo. Além disto, pudemos contar, em numerosas ocasiões, com a ajuda da Land Rover sob forma de doações e de cedências de carros. Este projecto no Nepal é de importância vital; é o 18º projecto que conta com o apoio da Land Rover e que, sem dúvida, vai melhorar as vidas e o sustento de milhares de pessoas e comunidades’.

John Edwards, Managing Director do departamento ‘Special Operations’ (SO) da Jaguar Land Rover, que supervisionou a produção deste veículo, comentou: ‘Há uns meses tivemos a oportunidade de transformar um Land Rover mítico num verdadeiro carro de coleccionador. Graças à experiência da minha equipa da SO e à ajuda de alguns entusiasmados embaixadores da Land Rover, criámos algo único e muito especial. Este leilão vai ficar gravado na nossa história. Não há dúvida que o Defender tem futuro e que perdurará no tempo por direito próprio. No entanto, a série original Land Rover Defender vai continuar a prosperar no nosso departamento Jaguar Land Rover Heritage’.

A produção deste veículo enquadra-se no ano de celebrações que homenageia este tão estimado 4×4, cuja produção em Solihull termina em janeiro de 2016. O modelo inclui numerosos detalhes especiais e acabamentos personalizados como um para-choques de alumínio com um mapa da Baía de Red Wharf gravado – onde se desenhou pela primeira vez na areia o modelo do Land Rover original – ou inscrição exclusiva “2.000.000”. No interior, os assentos de couro também apresentam o mapa da Baía de Red Wharf e os encostos de cabeça têm bordado o logótipo do número “2.000.000″. No suporte do assento do condutor está uma placa de alumínio, feita à medida, que inclui a assinatura de todos aqueles que participaram na montagem do veículo. A matrícula especial S90 HUE faz referência ao primeiro Land Rover da história em fase prévia de produção, o “HUE 166”.

LR_DEF_Bonhams_02