Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Funcionários da Nissan desenvolvem Leaf com bateria de 48kWh nas horas vagas

O desenvolvimento de veículos eléctricos é, para quem está envolvido em todo o processo, mais especial do que o de um tradicional veículo de combustão. Não acredita? Então o que dizer desta autêntica demonstração da sua paixão pela inovação de um grupo de engenheiros da Nissan que decidiram aproveitar o seu tempo livre para criar um protótipo do Nissan Leaf com uma bateria de 48kWh.

Este protótipo, designado “Cocoon”, foi construído para competir no evento de desportos motorizados espanhol ECOseries, tendo sido desenvolvido por um grupo de engenheiros no Centro Técnico da Nissan em Barcelona (NTCE-S), que aplicaram uma bateria com o dobro do tamanho do modelo de produção em série, 48kWh em vez dos 24kWh, através da remoção dos bancos traseiros. Esta alteração permite ao Nissan Leaf atingir uma autonomia de 437km, em condições do dia-a-dia.

Dario Fernandez, Engenheiro Sénior na NTCE-S, comentou que “foi um enorme privilégio trabalhar neste projecto e ver o nosso protótipo participar nas ECOseries. Todos nós temos uma verdadeira paixão pelo que fazemos e podermos trabalhar em projectos de protótipos dá-nos a liberdade criativa para ser tão inovadores e vanguardistas quanto possível”. “A melhoria na autonomia conseguida pelas baterias é importante para cimentar a adopção dos veículos eléctricos que está a acontecer, logo esta é uma grande oportunidade para utilizar o nosso conhecimento de tecnologias de emissões zero para ver de que forma a autonomia da bateria pode, potencialmente, ser aumentada”, concluiu Dario.

Gareth Dunsmore, Director de Veículos Eléctricos na Nissan Europa, afirmou: “Como pioneira do mercado de veículos eléctricos, a Nissan inovou e melhorou de forma consistente a sua tecnologia para permanecer na vanguarda do sector de emissões zero. Apesar de não existirem planos para colocar este protótipo em produção, ele serve como um exercício útil sobre como ‘pensar fora da caixa’, algo que os nossos engenheiros e designers fazem todos os dias. O Nissan Leaf de 48kWh demonstra ainda a paixão que os nossos funcionários têm pelo seu trabalho”.