Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Jaguar Land Rover revoluciona o pára-brisas

Quem costuma jogar videojogos, sejam eles de que tipo forem, está habituado a que no monitor apareçam todos os dados possíveis e imaginários, para que a sua atenção nunca se desvie da tela. Pois bem, a Jaguar Land Rover apresentou um protótipo de um pára-brisas que transporta para a vida real a experiência de utilização dos videojogos, fundindo o real e o virtual e impedindo ao mesmo tempo que o condutor desvie o olhar de onde ele é necessário: a estrada.

Chama-se Jaguar Virtual Windscreen e pretende ajudar na condução, tanto em estrada como na pista, ao projectar na totalidade do pára-brisas informações como perigos na estrada, velocidade, dados de navegação e mesmo substituir o espelho retrovisor.

Em competição, esta tecnologia coloca “na cara” dos pilotos linhas de trajectória, que alteram entre a cor verde e vermelha para se perceber os locais e a força de travagem. Além disso, é possível exibir o “fantasma” do nosso automóvel, para podermos melhorar o tempo por volta e perceber, em tempo real, as trajectórias utilizadas. Ou então para competirmos com os dados previamente gravados por um nosso rival… tal como nos videojogos!

Além deste sistema, a marca britânica está a desenvolver um sistema de controlo gestual para que não seja necessário retirar os olhos da estrada para operar os sistemas de infoentretenimento e demais regulações do veículo. Este usa o sistema E-Field Sensing, baseado na mais recente tecnologia dos ecrãs tácteis capacitivos, que detecta a presença do dedo do utilizador a 15 cm de distância.

[jwplayer mediaid=”1070″]