Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Mercedes-Benz A 160 CDI

Desde que foi lançada a actual geração do Classe A, a Mercedes-Benz tem conseguido transformar por completo a sua oferta de modelos de entrada (como o CLA e GLA), tendo estes passado a representar uma importante fatia no total das vendas da marca, contribuído assim de forma importante para os resultados históricos que a Mercedes-Benz tem atingido em Portugal.

Grande parte do sucesso da gama deve-se à estética brilhante, que devido à necessidade de afastamento das anteriores gerações, foi criada a partir do zero, tal como o seu chassis, formato e motorizações. Outra parte importante no sucesso do Classe A deve-se à introdução do A 180 CDI, um bloco que deriva do excelente 1.5 dCi da Renault, mas que recebeu suficientes alterações para que o seu comportamento seja distinto do original, como o funcionamento mais silencioso e linear. Porém, para que o Classe A conseguisse competir melhor com o segmento dominado pelo Volkswagen Golf, a Mercedes teve que optar por um modelo mais acessível.

Esse papel coube ao A 160 CDI, disponível a partir de €26 700, que lhe oferece praticamente tudo o que um Classe A tem, ou seja, uma estética muito apelativa, um comportamento dinâmico excelente e uma qualidade de construção típica Mercedes, tanto por fora como por dentro. O espaço não é uma referência, mas garantem algum conforto para quatro ocupantes, desde que estes estejam dispostos a ignorar a rigidez da suspensão em pisos degradados, culpa do opcional Pack de condução dinâmica (€350).

Quanto à motorização, esta é praticamente a mesma que a usada pelo A 180 CDI, embora se registe uma diminuição na potência e binário disponíveis. Porém, esta diminuição não é o suficiente para envergonhar o pequeno “Benz”, que ainda assim consegue registar valores de aceleração e recuperação melhores que os anunciados pela marca, sem que isso prejudique gravemente os consumos.

[fancygallery id=”2″ album=”50″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima180 km/h
Capacidade1461 ccAceleração (0-100 km/h)13,8 s
Potência90 cv (2750 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário240 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)4,5
TransmissãoEstrada (anunciado)3,3
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)3,8
CaixaManual de seis velocidadesEmissões Co298 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4,29 / 1,43 / 1,78 mValor base€26 700
Peso1395 KgValor viatura testada€31 679
Bagageira341 / 1157 litrosI.U.C.€141.47

[/toggle] [/toggles]