Desde que foi lançada a actual geração do Classe A, a Mercedes-Benz tem conseguido transformar por completo a sua oferta de modelos de entrada (como o CLA e GLA), tendo estes passado a representar uma importante fatia no total das vendas da marca, contribuído assim de forma importante para os resultados históricos que a Mercedes-Benz tem atingido em Portugal.
Grande parte do sucesso da gama deve-se à estética brilhante, que devido à necessidade de afastamento das anteriores gerações, foi criada a partir do zero, tal como o seu chassis, formato e motorizações. Outra parte importante no sucesso do Classe A deve-se à introdução do A 180 CDI, um bloco que deriva do excelente 1.5 dCi da Renault, mas que recebeu suficientes alterações para que o seu comportamento seja distinto do original, como o funcionamento mais silencioso e linear. Porém, para que o Classe A conseguisse competir melhor com o segmento dominado pelo Volkswagen Golf, a Mercedes teve que optar por um modelo mais acessível.
Esse papel coube ao A 160 CDI, disponível a partir de €26 700, que lhe oferece praticamente tudo o que um Classe A tem, ou seja, uma estética muito apelativa, um comportamento dinâmico excelente e uma qualidade de construção típica Mercedes, tanto por fora como por dentro. O espaço não é uma referência, mas garantem algum conforto para quatro ocupantes, desde que estes estejam dispostos a ignorar a rigidez da suspensão em pisos degradados, culpa do opcional Pack de condução dinâmica (€350).
Quanto à motorização, esta é praticamente a mesma que a usada pelo A 180 CDI, embora se registe uma diminuição na potência e binário disponíveis. Porém, esta diminuição não é o suficiente para envergonhar o pequeno “Benz”, que ainda assim consegue registar valores de aceleração e recuperação melhores que os anunciados pela marca, sem que isso prejudique gravemente os consumos.
[fancygallery id=”2″ album=”50″]
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha | Velocidade Máxima | 180 km/h |
Capacidade | 1461 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 13,8 s |
Potência | 90 cv (2750 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 240 Nm (1750 rpm) | Cidade (anunciado) | 4,5 |
Transmissão | Estrada (anunciado) | 3,3 | |
Tracção | Dianteira | Média (anunciada) | 3,8 |
Caixa | Manual de seis velocidades | Emissões Co2 | 98 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.) | 4,29 / 1,43 / 1,78 m | Valor base | €26 700 |
Peso | 1395 Kg | Valor viatura testada | €31 679 |
Bagageira | 341 / 1157 litros | I.U.C. | €141.47 |
[/toggle] [/toggles]