Secções

Notícias

Ensaios

DesportoNotíciasProtótipos

Toyota revela GT86 CS-R3

Depois do Yaris WRC, cujos testes vêm decorrendo, a Toyota acaba de dar a conhecer o protótipo do GT86 CS-R3, um veículo de rally de tracção traseira, que está pronto para os primeiros testes.

Os engenheiros da Toyota Motorsport têm trabalhado no desenvolvimento do CS-R3, que tem como base o GT86, desde Outubro de 2013. Agora que a homologação pertencente ao Grupo A já foi confirmada, segue-se a homologação FIA R3.

O desenvolvimento do motor está a cargo do departamento interno da divisão de desporto da Toyota. Este parte do motor original boxer, de 2,0 litros, que dará a este novo modelo de ralis mais de 200 cv de potência. Ao mesmo tempo, a caixa de velocidades sequencial de seis relações também será nova e terá a ajuda de um diferencial autoblocante e de travões mais potentes.

ToyotaRali_2No final deste mês de Julho deverão iniciar-se os primeiros testes, podendo os interessados adquirir o CS-R3 a partir de Agosto próximo, com as primeiras unidades a serem entregues no primeiro trimestre de 2015, em forma de kit. Para já a Toyota Motorsport está a equacionada a venda deste carro pronto a correr, não tendo também revelado qual será o preço pedido, sendo a expectativa torná-lo competitivo face Às restantes propostas da categoria R3.

Nico Ehlert, responsável pelo departamento de clientes, afirma que “é muito gratificante trabalhar e conceber o GT86 CS-R3. A sua estreia vai ser um momento muito emocionante. Temos trabalhado arduamente para manter um bom nível de preparação e competitividade, ao mesmo tempo que queremos proporcionar aos nossos clientes um carro fiável e divertido de conduzir. Todos os que trabalharam no GT86 CS-R3 tinham em mente os objetivos – ser leve, seguro, fiável, baixa manutenção e acima de tudo divertido! Até ao momento está tudo a decorrer como planeado, apesar dos muitos desafios que tivemos de enfrentar. Estamos todos ansiosos pela estreia do carro e vamos aprender ainda mais nos testes que vamos realizar”.