Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Portugueses são os Europeus que mais partilham boleias

Entre os europeus, os portugueses são os mais adeptos da partilha de deslocações, que se tem afirmado cada vez mais como alternativa de mobilidade, o chamado carpooling. Um estudo do Observador Cetelem mostra que 28% dos portugueses partilharam deslocações no último ano, um valor significativamente acima da média europeia (20%).

No ano passado, já muitos portugueses (43%) manifestavam interesse nesta utilização conjunta de viatura chamada carpooling, mas apenas 6% recorriam efectivamente a esta alternativa de mobilidade.

Este valor chega agora aos 28% (mais 22 pontos percentuais face a 2013), um «aumento bastante significativo que, além de ser uma consequência da crise económica, revela também uma maior consciencialização dos portugueses para o impacto negativo do uso do carro para o ambiente», sublinham os responsáveis pelo estudo.

A acompanhar a crescente tendência da partilha de deslocações entre consumidores, têm surgido inúmeros portais e sites que visam facilitar esta partilha, como o BlaBlaCar, o Pendura ou o Boleia.

Por falar no Boleia, no último ano foram anunciadas mais de 11 mil viagens com contactos a partir deste site. Os jovens revelam ser os mais adeptos das boleias, uma vez que a maioria dos utilizadores deste portal (58%) tem entre 20 e 35 anos. No Boleia, os cinco trajectos mais pesquisados são: Porto-Lisboa, Lisboa-Porto, Porto-Braga, Lisboa-Setúbal e Lisboa-Coimbra.

O Dia Europeu Sem Carros que acontece na próxima segunda-feira, dia 22 de Setembro, «pretende sensibilizar os consumidores para a importância da redução do tráfego, como forma de melhorar a qualidade de vida através da garantia da sustentabilidade dos recursos naturais, que só é possível com a redução das emissões de CO2», explica Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.