Secções

Notícias

Ensaios

CuriosidadesNotícias

Bosch ajuda-o a decidir entre a compra de uma viatura a gasolina, diesel ou GPL

Bosch

Gasóleo_Gasolina_GPLRecorrendo aos seus vastos meios enquanto um dos maiores fornecedores de componentes para o fabrico de automóveis, a Bosch realizou um estudo que pretende ajuda-lo a decidir qual o melhor combustível para as suas necessidades, se a gasolina, gasóleo ou GPL. Através desta simples infografia ilustrativa, são retratadas as principais vantagens e as desvantagens dos vários tipos de combustível, mediante vários factores.

É geralmente aceite que um carro a gasóleo é o indicado para pessoas que fazem muitos quilómetros e que todos os outros devem escolher um carro movido a gasolina. De facto, um carro com motor a gasóleo consome até 25% menos combustível, mas carros a gasolina têm um valor de venda, seguros e manutenção mais baixo. Dependendo do modelo, compensa ter um carro a gasóleo se forem percorridos mais de 15.000 kms por ano. Mas, quando a esta equação juntamos os veículos movidos a GPL o processo de tomada de decisão complica-se pois este tipo de veículos tem um consumo cerca de 50% inferior aos veículos movidos a gasolina e menos 10% de emissões de gases.

Os combustíveis tidos como tradicionais têm as suas vantagens. No entanto, no momento de avaliar qual o tipo de motor a escolher, os automobilistas devem considerar mais do que apenas os quilómetros percorridos: “Ambos os motores têm vantagens em diferentes classes de veículos. Um moderno motor a gasolina torna mais eficientes os carros compactos, enquanto um motor a gasóleo pode manter baixos consumos e uma melhor experiência de condução em carrinhas”, afirma Rolf Bulander, membro da administração Robert Bosch GmbH. Existem vantagens semelhantes noutros segmentos também: enquanto a resposta dos carros modernos a gasolina faz com que estes se destaquem no segmento de carros desportivos. No entanto, se for um apreciador de carros robustos, a resistência dos motores a gasóleo é a sua grande vantagem, nomeadamente, para SUV’s. Um carro equipado com GPL é mais amigo do ambiente e dos custos, pois o consumo de combustível é menor e a autonomia é maior.