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Volkswagen Scirocco TSI – Património Nacional

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Recorda-se do anúncio da farinha que tinha como lema “O que é Nacional é bom”? Pois bem, no caso deste Volkswagen Scirocco, é exactamente isso que senti quando devolvi ao Importador Nacional esta viatura após alguns dias de ensaio. Criado originalmente em 1974, o Scirocco original foi desenhado por Giugiaro e fabricado pela Karmann, tendo sido considerado como o sucessor do Karmann Ghia. O resultado foi um coupé, desenvolvido usando o Golf como base.

A geração actual, que tem sido produzida nos últimos seis anos na fábrica de Palmela, já conta com mais de 212 mil unidades produzidas, tendo sido recentemente actualizado, de forma a permitir integrar algumas das mais recentes inovações tecnológicas do grupo, como a motorização que equipava este modelo. Externamente as novidades são à base de pormenores, como as novas ópticas que passam a dispor de uma assinatura em LED para as luzes diurnas, nos modelos Bi-Xénon, com sistema activo de iluminação em curva, ópticas traseiras com tecnologia LED e novas jantes, como estas belíssimas “Lisboa” de 18 polegadas (com pneus 235/40 R18).

No interior encontram-se novos bancos e volante desportivo em pele, ambos oriundos do Golf GTI, que em conjunto com o novo painel de instrumentos adicional (com indicador de temperatura do óleo, cronómetro e medidor de pressão de turbo), colocado no topo da consola central, conferem ao interior um aspecto mais racing, prestando ao mesmo tempo homenagem ao Scirocco original. Os bancos, tanto dianteiros como traseiros, são em pele (extra de @2025) dispõem de um excelente envolvimento, tendo em contraste as costuras em linha branca e uma tira de tecido a imitar fibra de carbono à volta.

Destaque para a introdução de novos equipamentos opcionais, como o sistema de audio da Dynaudio Excite, assistente de estacionamento (ParkAssist) e avisador de ângulo morto, tudo extras que não vinham incluídos na unidade testada, e ainda bem, pois esta dispunha daquilo que considero como fundamental para explorar a sério as capacidades deste chassis, como a suspensão de amortecimento pilotado DCC (extra de €899) e o diferencial autoblocante de controlo electrónico XDS (apenas €193), que em conjunto garantem um comportamento brilhante em curva, que apenas poderia ser melhorado caso tivessem sido escolhidos outros pneus de desempenho superior.

Resta apenas falar na combinação motor caixa, algo que se revela como a opção óbvia para quem procura um coupé de referência e de excelente comportamento. É certo que a preferência a nível nacional irá recair sempre para as opções a diesel, mas os verdadeiros entusiastas deverão afastar-se do 2.0 TDI e optar por esta versão TSI a gasolina, por representar diversas vantagens face ao modelo a diesel. Além da sonoridade, que se torna ainda mais agradável em ritmos elevados, temos o valor máximo de binário disponível logo às 1500rpm até às 4400, o que garante uma disponibilidade impossível de obter numa motorização diesel.

Os 220cv de potência, 10cv a mais que na versão antes da actualização, permitiram introduzir diversas melhorias que garantem uma redução de consumos que chega aos 1,4 litros por cada 100km, sendo possível assim realizar consumos abaixo dos 8 litros com algum cuidado no doseamento da potência no pedal do acelerador. Para tal foi igualmente fundamental o precioso contributo da caixa DSG, de dupla embraiagem e seis velocidades, que passou a dispor do sistema de inércia, que permite desacoplar a caixa sempre que não há necessidade de uso do motor, como numa recta em que se pretenda apenas manter a velocidade actual. Se, ainda assim, não estiver satisfeito com o trabalho da caixa, poderá sempre dar uso ao modo de introdução de mudanças em modo manual, tanto na manete da caixa como nas patilhas do volante.

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MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linhaVelocidade Máxima244 km/h
Capacidade1984 ccAceleração (0-100 km/h)6,5 s
Potência220 cv (4500 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário350 Nm (1500 rpm)Urbano (anunciado)8,1
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)5,3
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)6,4
CaixaAutomática de dupla embraiagem e seis velocidadesEmissões CO2148 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4256 / 1810 / 1406 mmValor base€42 389
Peso1394 kgValor viatura testada€47 564
Bagageira312 – 1006 litrosI.U.C.€229.36

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