Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Toyota e Nissan realizam recolha de viaturas em Portugal com defeito no Airbag

Tanto a Toyota como a Nissan anunciaram ontem que irão recolher às suas oficinas em Portugal 17.574 e 2.458 veículos, respectivamente, devido ao reconhecido problema nos airbags produzidos pela japonesa Takata, que já obrigou, a nível mundial, à recolha de mais de 6.5 milhões de viaturas de ambas as marcas.

Os modelos afectados foram o Toyota Yaris (1ª e 2ª geração), Toyota Rav4 (2ª geração) e Toyota Corolla (9ª geração), tendo todos eles sido produzidos entre Março de 2003 e Março de 2007. Relativamente à Nissan, os modelos afectados foram o Almera (feito no Reino Unido), Almera Tino e Terrano II (feitos em Espanha) e X-Trail e Pick-Up (feitos no Japão), produzidos entre Janeiro de 2004 e Março de 2007.

Segundo a Toyota em Portugal, foram realizados vários testes e investigações sobre o detonador de airbag da Takata, e que entre algumas peças analisadas no mercado japonês, foi verificado que alguns elementos poderiam conter humidade com o passar do tempo, o que pode resultar ou na não deflagração do airbag em caso de acidente, ou na sua projecção em conduções não projectadas.

No caso das viaturas da Toyota, como são modelos produzidos entre 2003 e 2007, será a Toyota Caetano Portugal a contactar directamente os clientes das viaturas envolvidas, por carta registada, para a sua deslocação às oficinas oficiais para a substituição do componente em falha. Relativamente aos modelos Nissan, por serem modelos mais antigos, a Nissan Portugal pede aos seus proprietários para contactarem os concessionários oficiais a partir de Junho, não existindo qualquer tipo de custos na operação a realizar.