Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Honda Civic 1.6 i-DTEC Elegance – Mais bonito e eficaz

MotorMais

Amado por uns e ignorado por muitos, a Honda viu-se obrigada a redesenhar a sua nave espacial para um modelo mais terráqueo. Estou naturalmente a falar no Honda Civic, um modelo que, pessoalmente, sempre me agradou por ser arrojado e diferente, algo cada vez mais raro de encontrarmos nas nossas estradas.

É certo que o arrojo no desenho pode, por vezes, trazer alguns dissabores, como a ergonomia de alguns elementos no interior ou a reduzida visibilidade para a traseira, porém com o novo restyling introduzido no Civic, muitos desses “inconvenientes” foram resolvidos, tornando assim o novo Civic bem mais atraente e apelativo.

Recorrendo a novos pára-choques com mais e maiores entradas de ar, uma nova grelha de formato mais tradicional e novas ópticas rasgadas com a assinatura luminosa criada pelas luzes diurnas em LED, a frente do novo Civic aparenta ser de um modelo totalmente diferente ao que substitui, reforçando a imagem desportiva deste modelo da Honda, sem o exagero (mas eficaz) do Type-R.

Atrás também existem algumas alterações, embora mais subtis, com a terceira luz de travão a estar agora integrada num spoiler que une as ópticas traseiras (que passam a usar tecnologia LED), ao mesmo tempo que melhora ligeiramente a visibilidade traseira pelo interior. A menor altura do párachoques, que foi compensada pelo difusor que cresceu significativamente, em conjunto com o “spoiler” reforçam igualmente a imagem desportiva do novo Civic.

No interior o destaque vai para a possibilidade de integração do sistema de infoentretenimento Honda Connect (um opcional que infelizmente não estava montado), que é composto por um ecrã táctil de sete polegadas e utiliza como base uma plataforma Android. igualmente presente, de série, é o sistema CTBA (City-Brake Active system), reforçando o empenho da Honda em tornar o Civic cada vez mais seguro.

Não posso deixar de referir a continuidade do uso dos excelentes “bancos mágicos”, que permitem manipular o espaço disponível no interior do Civic de forma a conseguirmos transportar tudo o que for possível dentro dos 1378 litros de capacidade de carga disponíveis, valor esse que poderia muito bem envergonhar algumas carrinhas no mercado.

No que toca à motorização, o Civic continua a contar com a presença de um conjunto de excelentes motores, tendo neste caso em concreto sido utilizado o brilhante 1.6 i-DTEC a diesel de 120cv, um motor que prima pela suavidade, baixo ruído de utilização e enorme disponibilidade, sendo capaz não só de garantir um bom andamento ao Civic, como de realizar excelentes consumos, que tendem a rondar a casa dos 4 a 5 litros por cada 100km de forma despreocupada.

[fancygallery id=”2″ album=”304″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em linha turboVelocidade Máxima207 km/h
Capacidade1597 ccAceleração (0-100 km/h)10,5 s
Potência120 cv (4000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário300 Nm (2000 rpm)Urbano (anunciado)4,1
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)3,5
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)3,7
CaixaManual de 6 velocidadesEmissões Co298 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4370 / 1770 / 1470 mmValor base€25 625
Peso1307 kgValor viatura testada€26 725
Bagageira477 / 1378 litrosI.U.C.€141.47

[/toggle] [/toggles]

4 comentários

  • Comprei um igual ao aqui reportado e é tudo aquilo que dizem e muito mais: um prazer enorme na condução.

    Obrigado HONDA por fazerem carros assim.

  • Pena é que não forneçam a capa original da Honda, mesmo pagando á parte

    • Porque a marca não inclui o pneu sobresselente na venda do Honda Civic de cinco portas a diesel ..Acho que um carro com
      o preço que se paga deveria incluir o pneu sobresselente.

Os comentários estão fechado.