Secções

Notícias

Ensaios

Publireportagem

Comece a preparar o seu automóvel para o Inverno

Aqui na MotorMais, não somos apologistas em deixar tudo para a última, razão pelo qual aconselhamos que comece já a preparar o seu automóvel para o Inverno. É certo que o Verão este ano foi demasiado irregular, com dias frios e chuvosos, porém, isso não significa que não venhamos a ter um Inverno rigoroso, que poderá ser muito exigente para o seu automóvel. Decidimos criar uma lista de pontos em que deverá ter cuidado para garantir que passará a próxima época livre de problemas, isto claro, sem ter que chegar a extremos como o caso do Ford F-150 RaptorTrax do Ken Block, preparado pela Ford Racing.

Anticongelante
Embora Portugal seja um país que raramente regista temperaturas negativas, é recomendável verificar o estado do líquido do circuito de arrefecimento do seu motor. O custo deste líquido é bastante acessível, pelo que se recomenda a sua substituição para garantir o máximo desempenho do mesmo.

Bateria e alternador
A bateria é um dos componentes que tem maior tendência a falhar quando chega o tempo frio. Com uma duração média de cinco anos, é recomendável que verifique o nível do líquido da bateria, ajustando-o com a adição de água destilada, caso a bateria permita manutenção. Utilize um multimetro para medir a carga da bateria, tanto com a viatura desligada como ligada. No primeiro caso, o valor medido nos contactos da bateria deverão rondar os +12v, sendo fundamental que o valor suba para os +13,5/14v assim que ligar a viatura, revelando assim a boa saúde do alternador, que tem como função carregar a bateria.

Filtro de ar e habitáculo
Após um Verão que é tradicionalmente marcado por pó, poeiras e pólen, recomendamos a substituição do filtro de ar do motor e o filtro do habitáculo, especialmente se tivermos em conta que iremos lidar com uma época em que o clima acabará por se tornar mais húmido. Ambos os filtros são de fácil substituição, sendo frequente encontrarmos instruções simples nos manuais de utilizador das viaturas, e têm um custo reduzido, podendo encontra-los em lojas físicas ou online como a Autopecasonline24.

Faróis e luzes
A iluminação na estrada é dos elementos de segurança mais importantes que existem, pois permitem que veja e seja visto quando já não há sol. Como tal, é recomendável verificar se tem todas as lâmpadas a funcionar, se as ópticas estão calibradas e qual o estado das mesmas. Se estiverem sujas, estas podem ser limpas ou polidas, mas se as mesmas apresentarem danos, é recomendável a substituição por novas.

Limpa pára-brisas
Tal como a iluminação, é fundamental que mantenha o vidro do pára-brisas devidamente limpo por questões de segurança. Para tal, deverá verificar o estado das escovas do sistema de limpa pára-brisas, substituindo-as sempre que verificar que as borrachas estão rígidas ou gretadas.

Pneus
O bom estado dos pneus é fundamental para que o seu automóvel se comporte de forma mais eficiente e segura. Se a borracha dos mesmos estiver gasta, ou estes tiverem pouco rasco (profundidade nos sulcos inferior a 3mm), é recomendável a substituição dos mesmos, pois embora estes possam apresentar um comportamento aceitável com o piso seco, com o piso molhado o seu comportamento poderá tornar-se problemático e perigoso.

Kit de emergência
Os problemas podem sempre acontecer, e não há melhor maneira do que se prevenir, não para os evitar mas para garantir que os consegue resolver de forma rápida. É recomendável que tenha consigo um kit de emergência composto por elementos básicos, como um jogo de luzes adicional, um spray tapa furos (acredite que poderá ser muito útil) e outros elementos, como uma lanterna com pilhas novas, um cobertor, água, cabos de arranque para a bateria e um estojo de primeiros socorros. Aproveite e tenha consigo um carregador de telemóvel, não vá o mesmo ser necessário em caso de aflição.