Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Honda revela resposta ao Toyota Mirai

Global debut of Honda’s all new FCV vehicle

Com a abertura das portas do Salão Automóvel de Tóquio, a Honda irá revelar ao público a sua resposta ao Toyota Mirai, o Honda Clarity Fuel Cell. Este modelo, que incorpora as mais avançadas tecnologias da Honda, será o primeiro veículo de 4 portas a células de combustível de produção em série do mundo a ter a motorização e as células de combustível alojadas no espaço por baixo do capot. O Clarity Fuel Cell vai estar disponível no Japão a partir do início de 2016.

Graças à minimização integral do espaço ocupado pela motorização, a Honda conseguiu produzir um habitáculo espaçoso para cinco adultos, uma vez que as dimensões da pilha de células de combustível e da unidade de produção de energia foram reduzidas ao tamanho comparável de um motor V6. Apesar das dimensões compactas da motorização, as tecnologias utilizadas asseguram um desempenho de topo nesta nova pilha de células de combustível.

Estas inovações combinadas tornam a pilha de células de combustível 33% mais compacta do que a pilha instalada no FCX Clarity original, permitindo assim aumentar a potência máxima do motor eléctrico para 130 kW (177 CV), subindo ao mesmo tempo a densidade da potência em 60%, para 3,1 kW/L. Este veículo está equipado com um depósito de alta pressão com capacidade para armazenar hidrogénio a 70 MPa, (demora três minutos a carregar), capaz de conferir ao Clarity Fuel Cell uma autonomia superior a 700km. O Clarity Fuel Cell oferece dois modos de condução: o modo “Normal”, com o seu equilíbrio entre economia e performances e o modo “Sport” que dá prioridade às acelerações de respostas melhoradas.

O exterior do Clarity Fuel Cell destaca-se pela presença imponente, mantendo um perfil aerodinâmico. Os faróis de LEDs, de perfil incisivo e elegante e as jantes de alumínio de 18 polegadas, de design aerodinâmico e elegante, completam o “look” do veículo. No interior, o Clarity Fuel Cell combina uma atmosfera evoluída mas requintada, concebida para oferecer ao condutor controlo imediato e intuitivo sobre todos os comandos.

A Honda prevê lançar o Clarity Fuel Cell em números limitados no mercado europeu, já a partir do próximo ano. A Honda é um dos cinco fabricantes de automóveis que compõem o consórcio HyFive e vai fornecer veículos que farão parte de uma frota europeia composta por 110 veículos, cujo destino é dar a conhecer e promover o desenvolvimento, a utilização e a viabilidade desta nova tecnologia.

No Reino Unido, a Honda tem vindo a colaborar com diversos fornecedores no sentido de fomentar a produção e consumo local de energia, através do estabelecimento de uma estação solar de reabastecimento de hidrogénio nas instalações da fábrica Honda of the UK Manufacturing em Swindon. Esta estação de reabastecimento está aberta ao público (mediante registo) e tem capacidade para reabastecer qualquer tipo de veículo a células de combustível.