Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

BMW Série 7 apresentado em Portugal

2015 tem sido um ano muito interessante no que toca a apresentações internacionais em território nacional, tendo a BMW realizado, durante os dias 24 de Agosto a 30 de Setembro, a sua quarta apresentação em Portugal, e segunda este ano, com o novo BMW Série 1 a ter sido revelado no início do ano na região de Lisboa. Desta vez coube à região do Porto, do Douro e de Cascais servirem de palco para uma das mais importantes apresentações da marca, a da sexta geração do seu “navio almirante”, o BMW Série 7.

Este modelo destaca-se por ser o automóvel tecnologicamente mais avançado do mercado, ao aliar algumas das inovações mais avançadas para transformar a experiência a bordo, não só para o condutor como para todos os ocupantes.

Começando pelo fabrico, o novo Série 7 recorre não só a novos processos de fabrico como a novos materiais, sendo utilizados diversos elementos em fibra de carbono reforçada com plástico, bem como alumínio, de forma a permitir reduzir o peso total da viatura em 130kg, tornando assim o novo Série 7 na berlina mais leve, dinâmica e eficiente do segmento.

This slideshow requires JavaScript.

Com um total de 5098 mm de comprimento, ou 5237 mm para a versão Longa, o novo Série 7 só mantém uma medida intacta face à anterior geração, a distância entre eixos, que se mantém nos 3070 mm para a versão normal, ou 3210 mm para a versão Longa. Visualmente existem diversos elementos que o distinguem, embora se note a continuidade do estilo imponente e dinâmico que sempre marcou presença no topo de gama da BMW.

Observando com atenção, é possível identificar elementos inovadores, como a grelha activa e o sistema de iluminação totalmente em LED, que pode, na dianteira, ser substituído pelo inovador sistema de luzes Laser BMW, que permite duplicar o alcance das luzes de máximos para um total de 600 metros. As ópticas equipadas com este sistema são facilmente identificáveis pelos destaques em azul, estando estes combinados com as luzes de presença em LED, luzes de condução diurna em LED, luzes de mudança de direcção em LED, luzes de curva em LED, faróis direccionais e sistema BMW Selective Beam, o conhecido assistente de luzes de máximos anti-encadeamento.

Porém, grande parte das inovações estão colocadas debaixo do capot e no interior desta imponente berlina, como o modo Adaptativo no selector de condução, que permite ajustar, automaticamente, entre os diversos modos de condução disponíveis, Sport, Comfort e Eco Pro, de acordo com a situação e tipo de condução usada (de acordo com a aceleração, movimentos do volante, cruise control e estilo de condução pessoal), podendo pré-ajustar a suspensão para percursos sinuosos, cruzamentos ou pisos assimétricos, de acordo com as informações fornecidas pelo sistema de navegação.

This slideshow requires JavaScript.

Contudo, por muitas soluções apresentadas, nenhuma revela ser tão impressionante como o inovador sistema de controlo de gestos BMW, que permite controlar inúmeros parâmetros do sistema de infoentretenimento iDrive com um conjunto de gestos. Este sistema recorre a uma câmara colocada no topo, e permite registar gestos como o rodar de dedos para regular o volume do sistema de som, ou arrastar um dedo no ar para recusar uma chamada.

Existem ainda outros elementos como a inclusão de botões tácteis nos comandos do sistema de climatização, um pormenor que resulta mais em termos visuais que funcionais. Outro elemento inovador é a colocação de um tablet de 7 polegadas (Comando Touch BMW), fabricado pela Samsung, que ao ser integrado na consola central traseira permite ser usado pelos ocupantes traseiros para ajustar inúmeros elementos, como a posição dos bancos traseiros, climatização, ventilação e aquecimento dos bancos, iluminação ambiente, tecto panorâmico, as cortinas de protecção solar e as funções de entretenimento.

Outra solução inovadora, de série para todas as viaturas vendidas pela BMW Portugal, será a Chave BMW com Display, uma chave que se assemelha a um pequeno Smartphone, ao integrar um ecrã táctil que permite visualizar diversas informações (horas, depósito de combustível, autonomia, assistência, fecho das portas, janelas e tecto panorâmico e luzes), bem como permite controlar o sistema de estacionamento remoto à distância e o aquecimento auxiliar. Se este último é uma função já possível de realizar com um Smartphone, o estacionamento remoto é uma novidade, uma vez que permite, estando no exterior, controlar remotamente o sistema de estacionamento do novo Série 7, permitindo que o mesmo seja estacionado ou removido de estacionamentos apertados, sendo o conjunto de sensores os responsáveis para evitar qualquer tipo de colisão durante as manobras.

This slideshow requires JavaScript.

Em termos de motorizações, o novo Série 7 vem equipado com os motores de combustão térmica mais eficientes da marca, estando prevista a chegada, já em 2016, da motorização híbrida de 326cv que equipará a versão 740e e 740Le. Porém, para já, estão disponíveis apenas duas motorizações a gasolina e uma diesel, sendo esta última aquela que se espera que venha a registar maior procura no mercado nacional. Este, o 730d, utilizará um bloco de seis cilindros e 3.0 litros que, recorrendo à tecnologia TwinPower Turbo, oferecerá uma potência de 265cv, e 620Nm de binário. Nas motorizações a gasolina, estará disponível as versões 740i (740Li) e 750i (750Li), ambas equipadas com a tecnologia TwinPower Turbo, com seis cilindros (326cv) e oito cilindros (450cv), respectivamente.

Tivemos oportunidade de experimentar tanto a versão de oito cilindros a gasolina como o 730d a gasóleo, sendo este último a versão de entrada, mas, embora seja a motorização menos potente, não sentimos qualquer razão para se sentir envergonhado pela escolha desta motorização. Porém, é inquestionável que é ao volante do topo de gama, neste caso em concreto, no 750Li xDrive, que se consegue tirar total partido do brilhante chassis do novo Série 7, tendo o trajecto realizado, entre o Porto, a região do Douro e regresso a Lisboa, perfeito para experimentar todo o potencial deste conjunto. Em termos de preços, o novo BMW Série 7 está disponível a partir dos 111.200 euros para a versão de entrada 730d, 113.400 euros para a versão 740i e 140.000 euros para a versão 750i, valor esse poderá subir mais 3000 euros caso opte pela versão xDrive (tracção integral), pela versão Longa, ou 6000 euros caso opte pelo 750Li xDrive.

This slideshow requires JavaScript.