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O automóvel celebra 130 anos de vida

Foi a 29 de Janeiro de 1886 que Carl Benz registou a patente do seu veículo com motor a gasolina (registo número DRP 37435), feito que acabaria por marcar o nascimento do automóvel. Mais tarde, nesse mesmo ano, Gottlieb Daimler construiu o seu veículo motorizado. Este histórico documento passou a fazer parte do Registo da Memória do Mundo da Unesco, juntando-se assim a outros históricos documentos como a Bíblia de Gutenberg, a Magna Carta e a obra Mass em B Menor de Johann Sebastien Bach.

Para registar esta patente, Carl Benz teve que desenvolver o seu protótipo, que foi criado em 1885. Para tal, instalou um motor monocílindrico a quatro tempos de alta rotação, com 954cc de cilindrada e 0,55 kW de potência (0,75cv) às 400rpm. Este motor estava colocado na horizontal num chassis construído específicamente para a instalação do mesmo.

Com uma velocidade máxima de 16 km/h, este veículo de três rodas foi uma estreia absoluta a nível mundial, ao se tornar no primeiro veículo totalmente independente e com propulsão própria, alimentado por um motor de combustão interna. Apesar de ter sido apresentado a público a 3 de Julho de 1886 na Ringstrasse, em Mannheim, só o Modelo III é que conseguiu demonstrar as suas verdadeiras aptidões ao realizar a viagem de longa distância de ida e volta entre Mannheim e Pforzheim, em 1888.

Curiosamente essa viagem não contou com a presença do seu inventor, Carl Benz, mas sim de sua mulher Bertha, bem como dos seus filhos Eugen e Richard, sem o conhecimento de Benz. Isto demonstrou em pleno a confiança dos mesmos na invenção de Carl Benz, bem como a eficiência do mesmo, e a facilidade de condução. Juntamente com o veículo motorizado de Gottlieb Daimler, poderá encontrar o Modelo I de Carl Benz no início do Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, Museu esse que celebra este ano o seu décimo aniversário, e que conta já com mais de sete milhões de visitantes.

Benz Patent-Motorwagen