Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford recupera 1º lugar no Mercado de Veículos Comerciais na Europa

A renovada e ampliada gama de veículos comerciais Ford Transit alcançou um novo marco histórico em 2015, elevando a Ford até ao 1º lugar das vendas no segmento dos veículos comerciais na Europa, algo que aconteceu pela primeira vez em 18 anos. No total foram mais de 280.000 veículos comerciais Ford vendidos no ano passado, o que representa um aumento de 23 por cento face a 2014, ano em que o popular furgão Transit comemorou 50 anos ao serviço das empresas de todo o mundo.

Em Portugal, a Ford registou uma quota de 6,8 por cento do segmento de veículos comerciais ligeiros, representando um crescimento de 29 por cento em comparação com 2014 (numa altura em que o mercado VCL cresceu 18%), ocupando o 5º lugar da tabela de vendas do segmento. O crescimento das vendas na Europa e a subida do 7º lugar à 1ª posição foi impulsionado pela renovação da família Transit, composta de quatro novos modelos (Transit, Transit Custom, Transit Connect e Transit Courier). Em conjunto, foram vendidas 233.000 unidades em 2015, um aumento de 46.000 unidades face a 2014. Também a Ford Ranger ultrapassou os seus concorrentes e tornou-se na pick-up mais vendida do segmento na Europa, com 27.300 unidades vendidas, um crescimento de 27 por cento face a 2014.

“A Ford fez um investimento significativo no desenvolvimento de novos veículos comerciais simultaneamente robustos, eficientes em termos de combustível e dotados das mais recentes tecnologias de assistência ao condutor, como o Cruise Control Adaptativo e o Alerta de Manutenção de Faixa,” disse Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço, da Ford da Europa. “Agora a Ford conta com a mais jovem gama de veículos comerciais na Europa, e este ano iremos também introduzir novo motorizações para a Transit e Transit Custom, para além de uma nova Ranger, mais imponente”.

Os veículos comerciais Ford alcançaram uma quota de mercado de 12,6 por cento em 2015 – um aumento percentual de 1,2 pontos sobre o ano anterior – substituindo a Volkswagen como a marca mais vendida. Para além disso, o ano passado marcou os 50 anos de liderança consecutiva em veículos comerciais no mercado do Reino Unido, uma posição de liderança que a Ford também ocupou agora na Dinamarca, Hungria, Irlanda e Turquia.

Cada um dos quatro novos veículos comerciais Transit alcançou aumentos significativos de vendas durante o ano de 2015, liderados pela emblemática Transit de 2 toneladas, que foi o veículo que maior crescimento obteve no seu segmento, registando vendas de 73.000 unidades, 20 por cento mais do que há um ano (incluindo, em 2014, as vendas da anterior geração Transit). O modelo Transit Custom de 1 tonelada continuou o seu forte crescimento em 2015, com vendas superiores a 18 por cento face ao ano anterior, alcançando 99.700 unidades.

Já o furgão Transit Connect foi o veículo que mais cresceu no seu segmento, com vendas de 43.900 unidades (crescimento de 22 %). O mais pequeno modelo da gama, a nova Transit Courier, gerou vendas de 16.500 unidades naquele que foi o seu primeiro ano completo de produção – mais 22.800 unidades vendidas na Turquia – e já desafia a liderança no seu segmento.

Desde que a primeira unidade Transit saiu da linha de produção em Langley, no Reino Unido, a 9 de Agosto de 1965, foram construídas mais de 8 milhões de unidades Transit e Transit Custom, fazendo evoluir a gama Transit de um único modelo para uma família inteira de veículos comerciais Ford Transit. Alinhados pára-choques com pára-choques, estes 50 anos de Ford Transit permitiriam circundar todo o planeta; em média houve uma nova Transit comprada por um cliente a cada 180 segundos durante todos estes anos de vida.