Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Volvo V60 Cross Country Summum D4 – Para fugir à rotina

Se existe três pontos onde a Volvo tem sido pioneira tem sido no desenvolvimento de carrinhas apaixonantes, de modelos tradicionais preparados para aventuras fora do asfalto e de revolucionarem o mercado com soluções de segurança inovadoras. Reunindo estes três pontos, rapidamente encontrei um modelo que se enquadra na perfeição, a Volvo V60 Cross Country.

Disponível também enquanto berlina S60 Cross Country, é a V60 aquela que me preenche todas as medidas, em particular nesta versão com a brilhante motorização D4 a gasóleo, composta pelo já conhecido bloco de quatro cilindros com dois litros turbo Drive-E de 190cv e 400Nm de binário, capazes de garantir um andamento desafogado em todas as situações, e manter o computador de bordo abaixo dos 6 litros quando andando com algum cuidado na estrada.

Para comprovar as capacidades aventureiras desta carrinha, decidi visitar um local que há nos me marcava o meu imaginário, enquanto adepto de locais abandonados, as Minas de São Domingos, no Alentejo. Este local é verdadeiramente impressionante, sendo o local perfeito para explorar aos comandos desta V60 CC, embora se deva ter algum cuidado com o percurso realizado, para evitar algumas “aventuras” desnecessárias.

Estou naturalmente a falar de um possível furo nos pneus Michelin Primacy 3, já que obstáculos é algo que não faltam neste local, bastando um prego ou parafuso velho escondido no chão para lhe causar um rombo de 307 euros por pneu, o preço de referência destes pneus na medida usada (235/50 R18 101W XL).

Independentemente disso, a suspensão mais elevada em relação ao solo em 6,5 centímetros fazem a diferença neste tipo de piso, permitindo-me ultrapassar alguns obstáculos, de forma a conseguir transpor algumas barreiras para que pudesse fotografar a V60 CC junto das ruínas de alguns dos edifícios marcantes deste local. Se, por outro lado, desejar visitar este tipo de locais mas tiver algum receio de sair do carro, poderá sempre desfrutar de um excelente ambiente a bordo, uma vez que esta V60 CC dispõe de um dos mais ergonómicos bancos do mercado, que neste caso são totalmente em pele.

Se demorar mais tempo que o necessário e tiver que regressar durante a noite, saiba que esta V60 CC já dispõe de um sistema opcional de iluminação Bi-Xénon activos (AHB), que quando usar as luzes de máximos, cria sombras para impedir o encadeamento aos restantes condutores na estrada, à semelhança do que existe com sistemas de luz LED Matrix, garantindo que chegará em segurança a casa.

[wonderplugin_slider id=”1″]

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoQuatro cilindros em LinhaVelocidade Máxima210 km/h
Capacidade1969 ccAceleração (0-100 km/h)7,8 s
Potência190 cv (4250 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário400 Nm (1750 rpm)Cidade (anunciado)5,3
TransmissãoEstrada (anunciado)4,2
TracçãoDianteiraMédia (anunciada)4,6
CaixaAutomática de oito velocidadesEmissões Co2120 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Alt. / Larg.)4637 / 1545 / 1866 mmValor base€48 561
Peso1727 KgValor viatura testada€59 694
Bagageira430 – 1241 litrosI.U.C.€217.35

[/toggle] [/toggles]