Secções

Notícias

Ensaios

Fotografia

Fotografia da Semana – Ferrari F12 TDF

Esta semana, o nosso amigo e parceiro João Meneses enviou-nos uma brilhante fotografia de um excepcional automóvel, o novo Ferrari F12 TDF, a “rasgar” em pleno asfalto do Circuito do Estoril, durante o evento de apresentação dos novos Pirelli P-Zero, onde estavam presentes outros automóveis de excepção, como o destaque da semana anterior, o Pagani Huayra BC.

Este F12 TDF é uma edição especial do já de si excepcional Ferrari F12 Berlineta, destacando-se pelas optimizações em termos de aerodinâmica e mecânica, visto tratar-se de um modelo ainda mais potente e mais radical, destinado aos circuitos. Embora utilize a mesma motorização, o 6.3 V12 do F12 recebeu novos componentes para permitir um aumento de potência para os 780cv às 8500rpm e 705Nm de binário às 2500rpm, o que lhe permitiu aumentar a relação peso/potência de 2,1kg/cv para 1,81kg/cv.

Em termos práticos (embora ilegais, nas nossas estradas), estas alterações permitem ao Ferrari F12 TDF atingir os 100km/h em apenas 2,9s, 200km/h em apenas 7,9s, um aumento significativo face aos 3,1 e 8,5s (respectivamente) da versão anterior. Segundo indicações do João Meneses, este F12 TDF além de ser mais rápido que o Lamborghini Aventador SV, tinha uma sonoridade impressionante, similar a um Fórmula 1, mas dos antigos, quando ainda não precisavam de escapes trabalhados para soarem bem aos espectadores.

JMP_F12 TDF