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Dodge anuncia edições especiais para finalizar a produção do Viper

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) acabou por confirmar aquilo que os entusiastas já esperavam depois dos rumores dos últimos meses. O Dodge Viper está morto, ou melhor, vai estar muito em breve, agora que a FCA anunciou que este será o último ano de produção do Viper, numa altura em que o histórico superdesportivo americano realiza o seu 25º aniversário.

Para celebrar esta data especial, a Dodge irá lançar cinco edições especiais limitadas do Viper, tendo cada uma delas uma ligação directa com a história deste modelo. Começando pelo Viper 1:28 Edition ACR, este modelo totalmente em preto, que terá apenas 28 unidades produzidas, irá homenagear o Viper ACR que completou a volta recorde (para um veículo de produção) em Laguna Seca Raceway em Outubro de 2015 com 1:28.65.

O segundo modelo é o Viper GTS-R Commemorative Edition ACR a azul e branco, que terá 100 unidades produzidas, e homenageia o Viper GTS-R Championship Edition de 1998, que foi por sua vez criado para festejar a vitória no campeonato FIA GT2 de 1997. Abandonando o tema da competição, temos 31 unidades do Viper VooDoo II Edition ACR, com acabamentos em preto e graphite, similares ao Viper Voodoo Edition de 2010.

Visualmente mais chocantes (e menos discretos) temos as 25 unidades do Viper Snakeskin Edition GTC, com a sua pintura exterior em verde, tal como o Viper Snakeskin ACR de 2010, e as 33 unidades do Dogde Dealer Edition ACR, com o acabamento em branco com tira em azul, destinado aos concessionários com maior volume de vendas de Vipers, como o Tomball Dodge de Tomball, no Texas, e Roanoke Dodge de Roanoke, no Illinois.

Nenhum destes modelos dispõem de qualquer tipo de alteração mecânica, apesar de serem todos baseados na versão mais “hardcore” ACR, que possui suspensão, travões e aerodinâmica optimizada para competição, sendo a motorização usada o “banal” 8.4 V10 de 645cv e 813Nm de binário. Independentemente de ser um momento triste para os adeptos dos “Muscle Car” americanos, as vendas baixas, péssimo consumo de combustível e a existência de modelos rivais tão eficazes ditaram o fim do Dodge Viper.