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Nissan está a desenvolver o primeiro veículo alimentado por Célula de Combustível de Óxido Sólido

A Nissan anunciou estar a pesquisar e desenvolver um sistema de propulsão eléctrica que será alimentada por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC – Solide Oxyde Fuel-Cell), que utiliza bio etanol. Este novo sistema, uma estreia mundial na industria, possui uma célula de combustível e-Bio com um gerador eléctrico de SOFC.

A célula de combustível e-Bio gera electricidade através do SOFC (gerador eléctrico) utilizando bio etanol armazenado no veículo. A célula de combustível e-Bio utiliza o hidrogénio extraído daquele combustível através de um reformador e o oxigénio atmosférico, com a subsequente reacção electroquímica a produzir electricidade para alimentar o veículo.

Ao contrário dos sistemas convencionais, a célula de combustível e-Bio possui a SOFC como fonte de alimentação, permitindo assim uma maior eficiência energética que permite ao veículo obter uma autonomia semelhante ao dos veículos a gasolina (mais de 600km). Adicionalmente as funcionalidades características da condução eléctrica permitidas pelo automóvel com a célula de combustível e-Bio (como a condução silenciosa e rápida aceleração) permite aos utilizadores desfrutar do conforto de um veículo 100% eléctrico.

Os sistemas de célula de combustível utilizam químicos que reagem com o oxigénio do ar para gerarem energia sem libertação de subprodutos nocivos. Os combustíveis de bio etanol, incluindo os produzidos a partir de cana-de-açúcar e de milho, estão disponíveis em grandes quantidades nos países da Ásia e América do Norte e do Sul. A célula de combustível e-Bio, utilizando bio etanol, pode assim disponibilizar uma solução de transporte amiga do ambiente e criar oportunidades na produção regional de energia, e apoiada nas infraestruturas já existentes.

Nissan Solid_02

Com o sistema de bio etanol, as emissões de CO2 são neutralizadas dado que o sistema de crescimento da cana do açúcar, com o qual é produzido o biocombustível, permite a obtenção de um “Ciclo de Carbono Neutro”, praticamente sem aumento de CO2. Esta solução tem ainda vantagens acrescidas face aos tradicionais sistemas de células de combustível a hidrogéneo, como o facto de não necessitarem de depósitos de alta pressão, rede específica (e dispendiosa) de distribuição do hidrogéneo e os custos elevadíssimos para extracção do mesmo.

No futuro, a célula de combustível e-Bio vai ser ainda mais fácil de utilizar. A mistura de água com etanol é mais fácil e segura do que a maioria dos outros combustíveis e uma vez que não está sujeita à criação de uma infraestrutura totalmente nova, possui um grande potencial para crescimento no mercado.

Os custos de utilização deste tipo de veículos, por seu lado, vão ser extremamente baixos (equiparáveis aos dos veículos eléctricos actuais), beneficiando tanto o público como as empresas, dado que esta célula de e-combustível, com um tempo de reabastecimento reduzido e um grande potencial de gerar energia eléctrica, ser ideal para clientes que precisam de elevada autonomia e energia, sendo assim capaz de suportar diversos tipos de serviço, como por exemplo a grande distribuição em veículos com caixas refrigeradas.