Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Tesla anuncia Model S P100D, o veículo de produção mais rápido do Mundo

Apesar de, em teoria, esta afirmação não estar 100% correcta, a realidade é que ao iniciar-se a produção em série do novo P100D, este Model S torna-se assim efectivamente no veículo em produção mais rápido do mundo. Apesar de algo ambiciosa, a Tesla anuncia que o novo Model S P100D, com o modo Ludicrous activo, permite atingir os 100km/h em apenas 2,5 segundos, tornando-se assim no terceiro veículo produzido mais rápido de sempre, ficando apenas atrás dos Ferrari LaFerrari e Porsche 918 Spyder que, como foi dito inicialmente, foram produzidos de forma limitada e já não se encontram disponíveis.

Se a essa limitação juntarmos o facto de o Model S P100D poder transportar cinco ocupantes e possuir uma bagageira tradicional de alta capacidade permitem tornar este modelo em algo ainda mais apetecível. Porém, a elevada complexidade da produção da bateria de alta densidade de 100 kWh impedirá a Tesla de conseguir produzir, numa fase inicial, mais de 200 baterias por semana. Segundo Elon Musk, CEO da Tesla Motors, “A dificuldade de produzir baterias com maior densidade energética aumenta exponencialmente”.

Durante a apresentação, Elon Musk afirmou “é impressionante como o actual veículo em produção mais rápido do mundo é eléctrico”, e que “penso que esta situação irá certamente passar a mensagem de que o desenvolvimento de veículos de transporte sustentáveis veio para ficar”, uma pequena tirada contra todos os críticos da Indústria Automóvel que acham que a Tesla é uma mera moda, e não um exemplo a seguir para o futuro.

Com a aplicação da nova bateria de 100 kWh, o Model S consegue assim aumentar a sua autonomia para 315 milhas, segundo o clico EPA, ou 613 quilómetros segundo o ciclo de testes europeu, valores que o tornam no modelo eléctrico com maior alcance de sempre. Este sistema eléctrico estará igualmente disponível no Model X, o primeiro SUV da marca, que por sua vez garantirá um poder de aceleração de 2,9 segundos para atingir os 100 km/h e uma autonomia de 289 milhas (EPA) ou 542 quilómetros (EU) com uma só carga.

Para os clientes que já encomendaram a versão P90D Ludicrous, mas que o mesmo ainda não tenha sido entregue, existe a possibilidade de actualizar a encomenda para a versão de 100 kWh, através de um pagamento adicional de 10 mil dólares (8864 euros). Se, por sua vez, já for um feliz proprietário de um Model S P90D Ludicrous, poderá efectuar uma actualização do pack de bateria para a versão de 100 kWh por 20 mil dólares (17728 euros), sendo este processo mais complexo e demorado, uma vez que é necessário substituir o conjunto de baterias actual pelo novo modelo, sendo as originais posteriormente recicladas.