Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Bridgestone desenvolve novos pneus para o clássico Jaguar XJ220

Numa invulgar iniciativa, a Bridgestone começou a trabalhar com a Don Law XJ220 no Reino Unido com o objectivo de desenvolver uma nova geração de pneus para o lendário Jaguar XJ220, tentando assim reavivar a colaboração inicial do desenvolvimento dos pneus originais do XJ220, que tinham deixado de ser produzidos devido ao reduzido número de viaturas produzidas, e às medidas invulgares necessárias para o lendário XJ220.

Para o início desta invulgar parceria, foi fundamental a aproximação da Done Law junto da Bridgestone Europe, sobre a possibilidade de se voltarem a produzir pneus para aquele modelo e que, acima de tudo, respeitassem as suas características tão específicas. Assim, e graças a uma rede de entusiastas de automóveis, as duas empresas conseguiram criar uma equipa onde se inclui o engenheiro responsável pelo desenvolvimento daqueles pneus de origem, pessoas para a realização de test-drives e, ainda, o famoso chassis nº 004 – modelo de pré-produção.

“É extremamente importante manter veículos icónicos na estrada e apoiar técnicos da área como aqueles que estão na Don Law. A tecnologia mudou de forma significante nos últimos 25 anos e nós acreditamos que seremos capazes de produzir um pneu que continue a fazer sorrir os milhares de fãs deste XJ220”, explica Christophe de Valroger, Vice President Consumer OE na Bridgestone Europe.

Para já, este projecto está encaminhado para poder cumprir o seu principal objectivo, o do lançamento de um novo conjunto de pneus que respeitem as especificações do modelo a tempo de serem lançados durante o próximo ano, altura em que o Jaguar XJ220 celebra o seu 25º aniversário.