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Jaguar Land Rover estreia motorizações Ingenium a gasolina

A gama de motorizações Ingenium acaba de receber novas versões, desta vez a gasolina, que proporcionam até mais 25 % de potência que os motores que irão substituir e oferecem uma redução do consumo de combustível até 15 %. À semelhança das versões a gasóleo, o novo motor Ingenium a gasolina recorre a uma arquitectura de quatro cilindros comum baseada numa cilindrada de 500 cm3 por cilindro, permitindo assim proporcionar tanto flexibilidade como escalabilidade, para que seja aplicado tanto em berlinas desportivas como SUV luxuosos, estando prevista a sua implementação nos actuais (e futuros) modelos a partir do próximo ano.

Recorrendo a soluções como comando de válvulas electro-hidráulico, colector de escape integrado e turbo-compressores de voluta dupla com rolamentos de esfera cerâmicos, permitindo assim oferecer um elevado desempenho ao mesmo tempo que consegue cumprir as mais rigorosas regulamentações de emissões globais. De acordo com Nick Rogers, Group Engineering Director: “A inovação ambiental está no âmago da nossa estratégia de reduzir consideravelmente as emissões até 2020 e posteriormente. Com a família Ingenium de motorizações e projectos de investigação avançados como o TRANSCEND, os futuros veículos da Jaguar Land Rover emitirão consideravelmente menos CO₂. Em 2020, as novas tecnologias vão ajudar-nos a reduzir as emissões de CO₂ em mais 25 %.”

Com os olhos postos no futuro, a Jaguar Land Rover desenvolveu uma transmissão automática avançada e revolucionária, que irá melhorar a eficiência dos veículos futuros e expandir a sua capacidade de tracção integral. Este notável projecto de investigação TRANSCEND, no valor de 30 milhões de libras, utiliza uma inovadora relação de transmissão ultra-ampla (20:1) e integra uma caixa de velocidades baixas, embraiagem dupla e tecnologias híbridas para proporcionar novos níveis de desempenho fora da estrada e melhorias na poupança de combustível na ordem dos 10 %. Esta transmissão é mais leve e compacta que o habitual, pesando menos 20kg que as actuais caixas automáticas de oito velocidades, podendo ser usada em veículos de tracção traseira longitudinal e tracção integral.