Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo Scenic torna-se no 20º automóvel Renault a receber 5 estrelas Euro NCAP

O Novo Renault SCENIC acaba de receber as 5 estrelas nos testes de segurança do organismo independente Euro NCAP, tornando-se assim no 20º automóvel da Renault a receber a pontuação máxima. Com um total de 90% para a protecção de ocupantes adultos, 82% para as crianças e 67% para os peões, este resultado demonstra o compromisso da marca para com a segurança, não só dos ocupantes como dos peões em redor da viatura.

Para atingir tal resultado nos novos e mais exigentes protocolos de testes aplicados pelo Euro NCAP em 2016, foi fundamental o recurso a um conjunto de tecnologias de ponta como equipamento de série, com destaque para o sistema de travagem activa de emergência com detecção de peões, em estreia absoluta no segmento dos monovolumes compactos.

Em termos de segurança passiva, o novo Scenic dispõe de uma estrutura que utiliza aços reforçados ao nível das saias, longarinas, molduras do pára-brisas e pilares, que protegem os passageiros. Alguns destes aços resistem a pressões de 120 kg por mm2. Em complemento, os aços de deformação programada presentes na carroçaria permitem absorver o choque, preservando assim o habitáculo.

Já em termos de segurança activa, o novo Scenic está equipado com 2 airbags de cortina para a primeira e segunda fila, e de 2 airbags para o tórax na dianteira. Os dois airbags dianteiros, de última geração (“adaptativos”) dispõem de captores que adaptam a velocidade de enchimento à estatura dos ocupantes.

Para tornar a condução ainda mais segura, o novo Scenic dispõe de tecnologias oriundas dos segmentos superiores, como o já referido Sistema de Travagem de Emergência com Detecção de Peões, bem como de outras soluções como o Head-up display a cores, Travão de estacionamento automático, Alerta de transposição de faixa, Assistente de manutenção na faixa (Lane Keeping Assist / LKA), Regulador de velocidade adaptativo e Alerta de detecção de fadiga com análise de trajectória

Scenic_deteção de peões

Além deste novo modelo, a Renault lançou os seguintes modelos com cinco estrelas nos testes Euro NCAP:

– 2015 Mégane IV, Talisman, Kadjar, Espace V
– 2013 Captur, Zoe
– 2012 Clio IV
– 2009 Grand Scénic III
– 2008 Mégane III, Koléos
– 2007 Laguna III
– 2005 Clio III
– 2004 Modus, Mégane CC
– 2003 Scénic II, Espace IV
– 2002 Vel Satis, Mégane II
– 2001 Laguna II