Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel revela novo Insignia Grand Sport

Apesar da apresentação oficial a público estar agendada só para o próximo mês de Março, durante o Salão de Genebra, a Opel já revelou as primeiras informações e imagens oficiais da segunda geração do Opel Insignia, que passa a designar-se de Insignia Grand Sport. Além do nome, o novo modelo estreia uma nova linha de design/formato, bem como uma nova plataforma que ao recorrer a materiais mais leves e mais resistentes à torção, permitiram originar uma poupança que poderá chegar aos 175 kg, sendo 60 kg poupados só na carroçaria.

opel-insignia-grand-sport_03

Visualmente inspirado no Monza Concept, o Insignia Grand Sport mantém o mesmo comprimento, embora aparente ser maior, graças à redução na altura em 29 mm, complementada pelo alargamento das vias em 11 mm, garantindo assim um visual mais dinâmico e elegante, quase como um coupé, razão pelo qual oferece um dos coeficientes aerodinâmicos mais baixos do segmento, com apenas 0,26. A dianteira é predominada pela grelha proeminente, bem como pela utilização de faróis esguios, que tiram partido do mais avançado sistema de iluminação IntelliLux LED da Opel.

Opel Insignia Grand Sport

No interior destaca-se o aumento de espaço para os ocupantes traseiros, que conquistaram 25 mm adicionais no espaço para as pernas, graças também à aplicação dos bancos ergonómicos AGR, que tem a particularidade de serem aquecidos nos lugares traseiros, e de serem aquecidos e ventilados, bem como de permitirem múltiplas regulações, apoio lateral, massagem e memória de posicionamento nos lugares dianteiros. Contúdo, apesar do aumento de espaço para os ocupantes, a bagageira foi ligeiramente reduzida, embora ainda ofereça 490 litros de capacidade, que poderão ser ampliados para 1450 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros.

opel-insignia-grand-sport_06

Em termos tecnológicos, além das já referidas luzes IntelliLux LED, o novo Insignia Grand Sport conta com soluções como câmara a 360º, head-up display, bem como de um extenso conjunto de sistemas de assistência à condução, composto pelo programador de velocidade adaptativo, manutenção na faixa de rodagem com aviso de saída de faixa e alerta de tráfego em aproximação. O sistema de infoentretenimento IntelliLink será de última geração, garantindo assim compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, bem como incluirá o sistema Opel OnStar, que além do habitual hotspot Wi-Fi 4G, passa a oferecer um novo serviço que permite a escolha e reserva de quartos de hotéis, além das habituais funções já disponíveis pelo mesmo.

Em termos mecânicos, o novo Opel Insignia Grand Sport deverá contar com as mais recentes unidades motriz da marca, como as motorizações diesel 1.6 CDTI de 110 e 136 cavalos, bem como o 2.0 CDTI de 170 cavalos. Nas versões gasolina, deverá ser estreado o novo 1.5 Turbo de 165 cavalos, que coexistirá com uma versão melhorada (suspeita-se que venha a ter 250 cavalos) do 2.0 Turbo. Estes dados são especulativos, visto a Opel não ter oficializado detalhes sobre motorizações, muito embora tenham anunciado que estas poderão ser associadas à nova caixa automática de oito velocidades, que estará disponível com o novo sistema de tracção integral inteligente, com vectorização de binário.

opel-insignia-grand-sport_02