Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Grupo PSA revela consumos reais de 58 modelos

Após o compromisso assumido em 2016, o Grupo PSA acaba de publicar os resultados das medições obtidas de um total de 58 modelos pertencentes ao grupo, num total de mais de 1000 versões de modelos Peugeot, Citroën e DS. Estes testes foram efectuados em conjunto com entidades externas, como a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE), tendo estes a finalidade de comprovar os consumos em condições reais de condução. Todos os resultados foram verificados, tanto em termos de precisão como de integridade, pela entidade de certificação Bureau Veritas.

Os testes realizados foram baseados no projecto europeu RDE (Real Driving Emissions), o protocolo que efectua a medição do consumo de combustíveis com recurso a um sistema portátil de medição de emissões PEMS (Portable Emissions Measurement System) instalado no veículo. As leituras obtidas foram feitas em estradas públicas (23 km em cidade, 40 km em estrada e 30 km em autoestrada) sob condições reais de condução (ar condicionado, bagagem e passageiros, trajectos com subidas, etc).

Estes resultados passarão a estar disponíveis nas páginas das marcas, sendo possível verificar os consumos médios em condições reais de condução através de um configurador, que permitirá a cada cliente realizar uma estimativa dos seus próprios consumos com base nas condições reais de utilização do seu veículo (número de passageiros, carga, estilo de condução, etc.).

Numa primeira fase, este configurador estará disponível nas páginas da Peugeot, Citroën e DS em seus países (Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça), sendo posteriormente disponibilizado para os restantes países europeus. Embora não esteja já disponível para o mercado nacional, poderá verificar os resultados através dos seguintes endereços: