Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Renault revela concept de Fórmula 1 do futuro

Embora a época de Fórmula 1 de 2017 não esteja a correr tão bem quando esperariam, isso não faz com que a Renault desista de investir naquela que é a disciplina máxima do desporto automóvel mundial, a Fórmula 1, com a revelação do seu Renault R.S. 2027 Vision, o concept que espelha a imagem do futuro da disciplina, segundo o fabricante francês.

Através deste concept, a Renault espera que os monolugares de Fórmula 1 possam, daqui a 10 anos, oferecer uma relação peso/potência nunca antes atingida na modalidade, com um megawatt de potência total para um peso limitado a 600 kg. Para reforçar o poder de atracção da modalidade, os fãs terão novas formas de se ligarem ao piloto, quer estejam a assistir às provas no circuito ou à distância.

Para tal, a Renault revela que o seu R.S. 2027 Vision tenha um cockpit transparente, para que o público tenha uma visão completa do piloto sentado ao volante, que o capacete do piloto seja igualmente transparente, para transparecer as suas reacções, que as rodas venham equipadas com luzes LED activas para exibir diversos tipos de informações e dados de telemetria acessíveis, por internet, para o público.

A Renault espera ainda implementar uma solução iniciada com a Fórmula E, através da implementação de uma classificação do piloto através das redes sociais, que recompensará o piloto mais votado com um aumento de potência suplementar nas últimas votos, sendo tudo isto observado pelo piloto através de um visor digital instalado no centro do volante com essa informação “Fan Rank”.

Visualmente este concept destaca-se pelo nariz longo e afilado, asas laterais e quatro rodas descobertas, estando um conjunto de luzes LED em forma de C integradas nas asas dianteiras, sendo estas activas, ou seja, utilizarão a luz branca como primária, sendo esta alterada para azul sempre que o modo eléctrico for acionado. O que acha deste concept para o futuro da Fórmula 1?